29 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Hospital do Ursinho ensina crianças a perder o medo da bata branca

14 de Março 2025

A 21.ª edição do Hospital do Ursinho, uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (NEM/AAC), está a decorrer, por estes dias e até domingo (16), no Alma Shopping, em Coimbra. O objetivo desta iniciativa é desmistificar o medo das crianças em relação às consultas médicas e às idas ao hospital, através de um ambiente lúdico e interativo.

“O Hospital do Ursinho já vai na sua vigésima primeira edição e tem como principal missão ajudar as crianças a perderem o receio das idas ao médico. Criamos um hospital a brincar, com blocos cirúrgicos, consultórios médicos e uma ala de internamento, onde os mais pequenos trazem os seus peluches e realizam neles os procedimentos médicos. Ao verem que o ursinho fica bem, acabam por perder a ansiedade associada às consultas”, explica Marta Ribeiro, coordenadora-geral do projeto.

Uma experiência pedagógica e interativa

O evento destina-se a crianças em idade pré-escolar e do primeiro ciclo. Durante esta semana tem recebido várias escolas. Já ao final do dia de hoje (14) e durante o fim de semana, o Hospital do Ursinho abre ao público em geral, permitindo que qualquer criança acompanhada por um adulto participe na atividade.

Com uma adesão crescente, o projeto prevê receber este ano cerca de 1.050 crianças das escolas da região, além das muitas que participarão durante o fim de semana. “O ano passado tivemos cerca de 3 mil crianças a passar pela estrutura e o feedback tem sido extremamente positivo. Muitas crianças que vêm com a escola pedem depois aos pais para regressar no fim de semana”, refere Marta Ribeiro.

Expansão para outros concelhos

Nos últimos anos, o Hospital do Ursinho tem vindo a expandir-se para além de Coimbra, levando a iniciativa a outros concelhos do distrito. “O ano passado fomos a Condeixa-a-Nova e este ano fomos à Lousã. Percebemos que há muitas crianças que não conseguem vir até nós, por isso decidimos levar o projeto até elas. O objetivo é continuar a crescer e abranger cada vez mais crianças”, destaca a coordenadora.

Uma oportunidade também para os futuros médicos

Além do impacto positivo junto das crianças, o projeto é também uma experiência enriquecedora para os estudantes de Medicina que nele participam. “Este é um dos projetos do Núcleo mais procurados pelos estudantes, especialmente pelos que estão nos primeiros anos do curso. No currículo de Medicina, só temos contacto com a área de Pediatria no quinto ano, e esta é uma oportunidade única para desenvolvermos a comunicação e interação com crianças”, explica Marta Ribeiro.

A iniciativa inclui ainda workshops sobre temas práticos da área da pediatria, permitindo aos estudantes aprofundar os seus conhecimentos e adquirir experiência no contacto com o público infantil.

Com uma estrutura bem organizada e um impacto crescente na comunidade, o Hospital do Ursinho continua a ser uma referência na promoção da saúde infantil e no combate ao medo da bata branca, tornando as visitas ao médico uma experiência mais tranquila e amigável para os mais pequenos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM