13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Hospital da Luz: Crianças deslocam-se de minicarro para o bloco operatório

13 de Setembro 2019

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) conta agora com um minicarro elétrico que faz o transporte das crianças dos quartos até ao bloco operatório. Com esta surpresa para os mais novos, o hospital pretende diminuir a ansiedade que está habitualmente associada a todo este processo de preparação para a cirurgia.

O trajeto é curto, mas suficientemente intimidante para acumular stress e aumentar a ansiedade. Com este minicarro, oferecido pela Sodicentro, concessionário Mercedes em Coimbra, o percurso até ao bloco, sempre acompanhado pelas equipas médicas e de enfermagem e sob vigilância dos pais, é feito de forma tranquila e divertida”, assegura o hospital.

Pedro Beja Afonso, administrador do Hospital da Luz Coimbra, lembra que “os momentos que antecedem uma cirurgia e tudo o que ela envolve – despir a roupa e vestir o pijama hospitalar, ir para o bloco na maca, receber a medicação anestésica – são sempre momentos de ansiedade”, o que levou a equipa a pensar em mecanismos que possam contribuir para “reduzir o impacto que estes momentos pré-cirúrgicos têm sobre as crianças”, tendo surgido então a possibilidade de transportar as crianças num minicarro elétrico.

Os corredores do HLC transformam-se, assim, em “pequenas estradas, onde as crianças passeiam, alegres e despreocupadas”, em vez de irem ao colo dos pais ou de maca, explica a Direção, considerando que “apesar da descontração e da alegria que tem criado, é clinicamente que esta novidade é mais relevante”, uma vez que faz com que que as crianças se abstraiam mais do ambiente hospitalar e fiquem “menos apreensivas com o aproximar da cirurgia, mais calmas na hora de adormecer e assim mais tranquilas também na hora de acordar”.

O minicarro foi oferecido pela Sodicentro, no âmbito da responsabilidade social da empresa. “A Sodicentro sente-se muito grata em participar neste nobre projeto para a redução do stress pré-operatório nas crianças. Estamos certos que este pequeno gesto tem um alegre impacto nas crianças que são operadas no Hospital da Luz Coimbra”, explica Rui Freire, responsável de vendas na empresa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM