24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Hospitais de Coimbra aumentam número de serviços e centros de referência

19 de Março 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem, desde fevereiro, mais dois serviços e seis centros de referência acreditados, quatro deles na Cirurgia Geral.

O CHUC anunciou, no início da semana, que conta atualmente com 13 serviços e 14 centros de referência acreditados, “que se constituem como uma garantia de mais e melhor qualidade na consecução da sua tripla missão, nas vertentes da assistência, da investigação e do ensino”.

“Os quatro centros de referência agora acreditados no modelo de acreditação ACSA proposto pelo Ministério da Saúde é o reconhecimento da excelência dos cuidados prestados no Serviço de Cirurgia Geral aos doentes com cancro hepatobiliopancreático, cancro do reto, cancro do esófago e com indicação para transplante hepático”, sublinha o diretor do Serviço de Cirurgia Geral, José Guilherme Tralhão, acrescentando que, pelo que conhecem, “este é o Serviço de Cirurgia Geral que integra e coordena o maior número de centros de referência no país”.

Os outros dois centros de referência acreditados verificam-se nas áreas do cancro do testículo e do transplante de rim em adultos.

O CHUC detém o maior número de centros de referência para patologias complexas e/ou raras, que exigem um elevado grau de diferenciação técnica e científica, alguns dos quais são referência nacional única.

O modelo ACSA é o modelo oficial do Ministério da Saúde para as instituições do Serviço Nacional de Saúde e visa reconhecer a qualidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde, através de um processo que é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde. É um modelo progressivo que promove a melhoria contínua, é coerente com o Plano Nacional de Saúde, com a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, com os Programas de Saúde Prioritários, é Integrador designadamente com as Normas e Orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), Processos Assistenciais Integrados, e é disseminador do conhecimento e de boas práticas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM