20 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Homenagens e reconhecimentos nos 85 anos do Olivais FC

7 de Fevereiro 2020

A “família olivanense” é convidada a celebrar, amanhã, os 85 anos do Olivais Futebol Clube (FC). A festa começa às 17h00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, e pretende juntar todos aqueles que, direta ou indiretamente, fazem parte da vida do clube.

O Olivais completou 85 anos ontem, 6 de fevereiro, mas a data vai ser celebrada amanhã, de forma a poder reunir o maior número de pessoas. Apesar das dificuldades financeiras sentidas pelo clube, o presidente Jaime Silva quer assinalar esta data de forma “simples mas significativa” e com a dignidade que o Olivais merece. O programa começa com o hastear da bandeira do clube, às 17h00. Segue-se a intervenção do presidente, a entrega dos emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de associados e a entrega de distinções a um conjunto de personalidades que marcaram a vida desta coletividade que nasceu em 1935 em Santo António dos Olivais, assumindo-se então como um típico clube de bairro que promovia o desporto mas que se afirmava também como palco social e cultural, ao promover o encontro e o lazer.

“Queremos celebrar condignamente estes 85 anos. Apesar das nossas limitações financeiras, de continuarmos a necessitar de obras urgentes no nosso pavilhão e de ainda não termos perspetivas de poder construir o pavilhão anexo ao atual, chegamos aos 85 anos com muita vida”, realça o presidente, recordando que, desde que foi fundado, o Olivais “tem tido uma posição de relevo no bairro de Santo António dos Olivais, na cidade de Coimbra e no país, contando com muitas atividades notáveis, ao mais alto nível do país e até do estrangeiro”.

A história do clube começou com o ping pong, como o documentam as suas primeiras atas, abrindo-se depois ao atletismo e, mais tarde, ao futebol. Acaba por se virar progressivamente para o basquetebol, modalidade onde se tem afirmado ao longo de toda a sua história, com a conquista de muitos títulos e troféus. Jaime Silva recorda que o clube venceu o primeiro título nacional da 2.ª divisão logo na época de 1945/46, apenas 10 anos depois da sua fundação, sendo do clube os primeiros atletas da seleção nacional de basquetebol. A partir daí, muitas outras equipas olivanenses foram campeãs distritais ou nacionais e muitos atletas forneceu o Olivais às seleções distritais e nacionais. “O Olivais FC é um dos maiores e mais galardoados clubes de basquetebol do país e tem sido o berço formativo de muitos milhares de jovens ao largo dos seus 85 anos de existência”, enaltece o presidente.

O clube encontra-se agora numa excelente fase desportiva e está a viver mais uma época dourada. Se a última foi brilhante – com a equipa sénior feminina a vencer a Taça de Portugal, o Campeonato e a Supertaça e a garantir a participação na Eurocup (sendo esta a sua sétima participação europeia), mas também com a conquista de muitos outros prémios e títulos nos restantes escalões -, a atual está também no bom caminho. O Olivais começou o ano em festa e chegou ao final de janeiro com um registo inédito no seu historial, ao vencer dois títulos nacionais, quatro distritais e um regional.

O percurso do Olivais tem contribuído para a promoção da modalidade e da cidade que, no ano passado, foi palco de várias fases finais nacionais (Taça da Federação da Liga Feminina, Final do Campeonato Nacional de sub-19 femininos e Final da Taça Nacional de sub-16 femininos) e, ainda, de uma final distrital (sub-14 masculinos). Este ano, já foi palco da Taça da Federação e de três fases finais distritais (sub-14 masculinos, sub-16 femininos e masculinos).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM