16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Habitantes do Centro estão satisfeitos com a sua vida

10 de Setembro 2021

O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2021, com 77,5 por cento dos habitantes a considerarem-se globalmente satisfeitos com a sua vida. Esta é uma das conclusões da sétima edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito do Barómetro Centro de Portugal.

De acordo com os dados revelados esta semana pela CCDRC, o Centro regista este ano os resultados mais positivos, tendo em conta as sete edições realizadas. O inquérito mostra que, em 2021, 12,2 por cento dos residentes estão “muito satisfeitos”, 65,3 por cento “satisfeitos”, 13,7 por cento “não muito satisfeitos” e 8,8 por cento “nada satisfeitos”. Comparativamente aos anos anteriores, há a destacar “o significativo acréscimo da percentagem de inquiridos ‘satisfeitos’ e o decréscimo expressivo de inquiridos ‘não muito satisfeitos’”, refere a CCDRC.

Entre os principais motivos de satisfação encontram-se a qualidade de vida e um nível de vida estável (24,5%), ter emprego (20,7%), ter saúde (19,3%), a vida familiar (18,3%) e gostar do local onde reside (17,3%).

Em termos de motivos de insatisfação, os problemas de saúde (29,6%), a remuneração e reformas baixas (27%) e as dificuldades financeiras (27%) são as três principais razões apontadas pelos inquiridos. A solidão (6,6%) e a pandemia Covid-19 (4,6%) aparecem, pela primeira vez, como motivo de insatisfação. O desemprego (2,6%) e as políticas governamentais (2,6%) são outros dos motivos apontados.

O estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2021” e o Barómetro Centro de Portugal estão disponíveis para consulta em www.ccdrc.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM