O Terreiro da Erva, situado na Baixa de Coimbra, vai receber este fim de semana o primeiro Festival de Sopas de Coimbra. Sopa de tomate e ovo, de peixe ou legumes são algumas das 12 receitas que podem ser degustadas já a partir de hoje pelo preço de seis euros.
“Cada pessoa adquire o nosso kit, composto por uma malga, colher e um copo e pode comer à discrição todas as sopas disponíveis”, disse o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.
A dúzia de sopas, de vários sabores e aromas, são confecionadas por 12 associações conimbricenses.
“Dá para todos, pelo que não há desculpas para não virem”, incentivou o autarca, salientando que no final do evento, “as receitas serão divididas por todas as associações que participaram na iniciativa”.
Além de os visitantes aconchegarem os estômagos, podem aproveitar para conviver em família ou entre amigos, desfrutar de boa música e dar um passo de dança, pois o evento conta com alguns espetáculos. Hoje, a partir das 18h00, há atuações do Grupo Coral, Grupo da Paródia, Tuna Académica, Cavaquinhos do Grupo Tiroliro Aposénior, Cavaquinhos e Plectros da Salatina e da Tuna Feminina Cavaquinhos e Plectros da Salatina.
Para amanhã, entre as 13h00 e a 00h00, está previsto um espetáculo proporcionado pelo Coro Misto, pela Quantunna, Sons da Casconha e um baile com a banda Salatina. No último dia, que tem início pela 13h00 e encerra pelas 16h00, os visitantes serão contemplados com a atuação de uma Tuna Académica.
“Este é mais um dos momentos em que procuramos apoiar e desenvolver iniciativas que dinamizem a Baixa, pois queremos que o Terreiro da Erva seja cada vez mais atrativo para que as pessoas venham e participem nas atividades que são dinamizadas, pelo que não temos dúvidas que este festival vai atrair muita gente a este espaço”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
O Festival das Sopas de Coimbra é organizado pela União de Freguesias de Coimbra, em colaboração com o Município.
Doze Sopas, Doze Associações
Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel – Sopa de Grão
Cáritas de Coimbra – Sopa de Tomate e Ovo
Associação Académica de Coimbra – Caldo Verde
SALATINA – Sopa de Feijão
Casa dos Pobres – Sopa de Hortaliça
Grupo Desportivo Pedrulhense – Sopa da Pedra
Sons de Casconha – Sopa de Feijoca
Comissão de Festas da Pedrulha – Sopa de Peixe
Corpo Nacional de Escutas 358 – Sopa de Cenoura
Federação Nuno Alves – Sopa de Cebola
Centro Social e Paroquial da Pedrulha – Sopa de Feijão Verde
Associação de 25 de Abril – Sopa de Primavera