24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Grupo Delta usa borra de café para produzir cogumelos

13 de Novembro 2020

A Delta Cafés, em parceria com a Start-up Nãm, criou a NÃM – Urban Mushroom Farm, em Marvila, um projeto de economia circular que já está a produzir cogumelos a partir da borra de café recolhidos de clientes Delta. Com esta iniciativa pioneira, a empresa reforça o seu compromisso na sustentabilidade e nas boas práticas ambientais e dá uma nova vida à borra de café.

De acordo com a Delta, a Urban Mushroon Farm já está de portas abertas em Lisboa, recebendo quem a queira visitar. Este projeto de economia circular permite reutilizar a borra do café através da recolha controlada nos clientes Delta, e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que estão já a ser comercializados a restaurantes clientes da Delta mas que podem ser adquiridos também em mercados da cidade ou diretamente na Urban Farm em Marvila.

As borras de café são recolhidas através de recipientes próprios e recorrendo a um método de aproveitamento simples que se inicia quando a água quente, na extração de “uma bica”, passa pelo café, limpando desta forma a borra. “O processo de preparação de um café só utiliza um por cento da sua biomassa, os restantes 99 por cento são considerados ‘lixo’. Esta borra representa um substrato limpo e rico em nutrientes, um excelente alimento para os cogumelos, resultando num alimento fresco e amplamente saboroso”, explica a Delta.

Após o crescimento do cogumelo, o composto restante transforma-se num fertilizante nutritivo de alta qualidade que é entregue em quintas locais para ajudar outros agricultores. Assim, tal como na natureza, termina o ciclo criando um novo recurso.

A NÃM desenvolveu ainda dois kits para produzir os seus próprios cogumelos em casa: um permite ao consumidor final produzir Pleurotus (cogumelos) em casa, incluindo o substrato, tendo apenas de se garantir o processo de humidificação; o outro kit permite ao consumidor final produzir cogumelos alimentando-os com borras de café. Os kits estão disponíveis em https://nammushroom.com/en/collections/shop. O tempo de incubação e de frutificação que, habitualmente é de seis semanas, reduz-se para uma semana em ambos os kits.

 “Este é um compromisso que surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade do Grupo Nabeiro-Delta Cafés que tem como finalidade reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo, assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento de projetos sustentáveis. É uma filosofia transversal a todas as áreas e faz parte do ADN de todas as empresas do Grupo e do seu Fundador que, desde sempre, criou condições para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Através da Nãm queremos provar que proteger a natureza também é criar valor para a comunidade e que conseguimos conciliar a economia com a ecologia, que é o maior desao do nosso tempo”, reforça Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM