23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Grupo da Turquia visitou CEARTE

8 de Fevereiro 2019

Representantes da UNICEF Turquia e da Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos (TESK), juntamente com vários empresários daquele país, visitaram, na semana passada, o Pólo de Formação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), localizado no Convento de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo.

Esta visita serviu para conhecerem a organização do setor do artesanato em Portugal e, especificamente, as metodologias de formação direcionadas aos “jovens NEET” (Not in Education, Employment or Training – sigla inglesa para designar os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam nenhum tipo de formação).

Portugal é considerado um exemplo internacional nos setores do artesanato e da formação, sendo frequentemente requisitado para partilhar a sua experiência e boas práticas com organizações de outros países.

Participaram nesta receção ao grupo da Turquia o presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques; o diretor, Luís Rocha, e a diretora-adjunta, Ana Cristina Mendes; que tiveram assim a oportunidade de apresentar o sistema de formação profissional para o artesanato em Portugal, bem como a missão do CEARTE no que concerne ao apoio ao empreendedorismo, inovação e certificação.

Com esta experiência, a comitiva turca pretendeu adquirir o modelo de gestão praticado pelo CEARTE em Portugal de modo a aplicá-lo num programa gerido pela UNICEF Turquia, em parceria com a Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos. De acordo com o CEARTE, este programa visa “o combate ao trabalho infantil, à pobreza e à marginalização social dos jovens, através da criação de condições para a reintegração social e profissional, alavancada na formação e na qualificação.

Os bons resultados ao nível escolar, o sucesso profissional no mercado de trabalho, a diminuição do abandono escolar, a qualidade da formação ministrada, os prémios e distinções conseguidos e a eficácia das estratégias psicossociais em grupos de jovens vulneráveis, foram os pontos enfatizados pelos visitantes como exemplo ímpar de gestão de formação. Esta visita permitiu, também, fortalecer a cooperação entre as três entidades, visando o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas no futuro.

A reunião de trabalho terminou com um almoço servido pelos alunos do 1.º ano do Curso de Técnico de Restaurante-Bar, muito elogiado pela delegação turca.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM