Coimbra vai entrar em festa em 2019. UHF, Diogo Piçarra, Bandit’z live, Insert Coin, Francisco Cunha, Dj Rui Tomé e Banda Ice são algumas das principais atrações desta noite de Réveillon que promete atrair muitos milhares de pessoas ao “coração” da cidade.
A Baixa volta a transformar-se, assim, num grande palco de celebração na última noite do ano, despedindo-se de 2018 e dando as boas vindas a 2019 em festa.
Pensado para todas as idades, em especial para as famílias, o programa da Passagem de Ano vai espalhar-se por toda a Baixa, de forma a que as pessoas possam percorrer os quatro palcos que aí estão instalados e desfrutar da variada oferta. A animação começa logo às 19h30, com atuações itinerantes do Grupo Bossa a Meias (Cais de Coimbra) pelas várias ruas, até às 22h00. Os UHF atuam, a partir das 22h30, no Palco Mondego, no Largo da Portagem, por onde vão passar também Diogo Piçarra (00h10) e Insert Coin (01h30). Já o Palco Coimbra, instalado na Praça do Comércio, recebe Francisco Cunha (00h10) e Bandit’z live (01h30); enquanto no Palco Revival, na Praça 8 de Maio, atua o Dj Rui Tomé (00h15) e no Palco Baixinha, no Terreiro da Erva, a animação está a cargo da Banda Ice (22h00).
Será neste ambiente de grande festa que soarão as 12 badaladas. Tal como manda a tradição, a contagem decrescente para o novo ano termina com um espetáculo de fogo de artifício, às 24h00, sobre o Rio Mondego, que durante vários minutos vai encher o céu de luz e cor, dando as boas vindas a 2019.
Com entrada livre, a festa prolonga-se pela noite dentro.
Recorde-se que a Passagem de Ano é um dos muitos eventos que integram o programa de Natal e Fim de Ano, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e associações e instituições do concelho. Com perto de 100 espetáculos e quase 200 sessões, a animação começou a 30 de novembro e estende-se até 6 de janeiro, com atividades pensadas para o usufruto das famílias mas também dos muitos visitantes e turistas que se encontram na cidade nesta época festiva.
Na cerimónia de apresentação do programa, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, destacou a diversidade de eventos, que afirmam a “diversidade cultural do concelho” e reforçam “a atratividade do coração da cidade nesta época natalícia, promovendo também o comércio da Baixa”.
“Depois de um ano intenso de labor, as pessoas merecem ser acolhidas com festa e com alegria para que recarreguem as energias para enfrentar mais um ano”, afirmou o autarca, fazendo votos para que esta seja uma quadra de muita alegria para todos.