12 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Góis vibra com as Festas do Município e concentração de motas

9 de Agosto 2019

Agosto é mês de festa em Góis. As Festas do Município abrem amanhã (10 de agosto) as celebrações, que continuam depois com a Concentração Internacional de Motos. Até 18 de agosto, o concelho enche-se de movimento e alegria, com milhares de visitantes a desfrutarem das múltiplas atrações.

Góis transforma-se num destino de eleição neste mês de agosto. Fazendo jus ao slogan “Está-se bem em Góis”, as Festas do Município apostam num programa diversificado e atrativo, que pretende envolver população, os muitos “filhos da terra” que regressam ao concelho nesta altura do ano e, também, os visitantes que escolhem este território para desfrutar das férias.

Para Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal, este “é um momento diferente de todos os outros que Góis vive ao longo do ano”, um momento em que o Município “abraça” quem o visita, dando-lhe a conhecer as suas potencialidades e o seu património numa altura marcada pelo convívio e diversão.

Trata-se, como frisa a autarca, de “uma verdadeira semana de festa”, que junta as festas do concelho e a concentração de motos, num trabalho conjunto da Câmara e do Góis Moto Clube. “São dias imparáveis de festa, em que as pessoas podem usufruir das tasquinhas, do nosso património gastronómico, visitar as praias fluviais e as aldeias de xisto e, à noite, desfrutar de espetáculos musicais de grande qualidade”, convida Lurdes Castanheira.

A Feira das Tasquinhas, o Mercaddinho e a Feira Sem Regras vão animar o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira durante uma semana. A inauguração está marcada para amanhã às 19h00. As festas do concelho começam, às 10h00, com a comemoração do Dia da Juventude, na Praia Fluvial da Peneda. À noite atuam Matias Damásio e o Dj Ice.

No domingo o destaque vai para o Festival do Folclore, a partir das 15h30, no Parque de Lazer do Cerejal. À noite atuam Toy e o Dj Pavão. A música continua na segunda com Augusto Canário e Dj Nuka, na terça com “Os Red + Estágio Orquestra” e Dj Maçãs, na quarta com Rock Out e Blasted Mechanism, na quinta com TGV e na sexta com a Banda Flash.

Destaque ainda para as celebrações do feriado municipal, na terça feira, 13 de agosto. A sessão solene está agendada para as 10h30, na Casa da Cultura, e vai ficar marcada por várias homenagens. De acordo com Lurdes Castanheira, vai ser entregue a Medalha de Ouro do Concelho ao empresário Cassiano Bandeira e vão ser distinguidos com a Medalha de Mérito o poeta Paulo Ilharco e, a título póstumo, Américo Rodrigues e Manuel André, que faleceram nos incêndios de junho de 2017. Vão ser ainda distinguidos três funcionários da autarquia com a Medalha de Serviço Público – Álvaro Lopes e António Rosa que se aposentaram e António Rodrigues, que faleceu prematuramente. Neste dia, vão ser também inauguradas as obras da Praça da República, que representam um investimento de meio milhão de euros.

Concentração de Motos começa quarta feira

A par com as festas do concelho vai decorrer a Concentração Internacional de Motos de Góis, que começa na quarta feira e se prolonga até domingo, no Parque Natural de Mototurismo. Este evento, que vai já na 26.ª edição, traz a Góis muitos milhares de visitantes para um encontro em plena natureza, que tem como cenário o Rio Ceira, um palco privilegiado onde, como explica o Góis Moto Clube, “amigos, famílias, entusiastas, cidadãos anónimos e turistas se encontram e reencontram”.

A organização sublinha que continua a “investir em infraestruturas de acolhimento”, apostando também num atrativo cartaz, que integra concertos musicais, a Tenda Eletrónica, a Feira Motociclista, o Bike Show, workshops, tasquinhas e passeios, entre outros eventos.

Blasted e os Dj’s João Fontes e Pedro Brito asseguram a animação na quarta feira. No dia seguinte sobem ao palco The Legendary Tigerman, HHF, P*ta da Loucura e Dj Vassalo. Na sexta destaque para 80 Flashback, Lost in Pain, Moonspell e Dj’s Hugo Tabaco, Tom Enzy e Vassalo. No dia 17 atuam David Antunes & The Midnight Band, Samantha Fox, Berg e os Dj’s Kevu, Olga Ryazanova e Vassalo. No dia 18 o destaque vai para o grande desfile e passeio das motas pela região.

Apesar de estar anunciada uma greve dos motoristas de matérias perigosas para essa altura, o Góis Moto Clube e a empresa Alves Bandeira (parceiro desde a primeira edição) garantem que haverá reserva de combustível garantida para estes dias, de forma a assegurar que não haverá qualquer quebra no abastecimento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM