Bianca de Matos
A Romaria do Espírito Santo, em Santo António dos Olivais, abriu no passado fim de semana ao público e atraiu milhares de pessoas ao Largo dos Olivais.
Durante os dois dias, o recinto esteve sempre cheio de gente a desfrutar de tudo o que a Romaria tinha para oferecer. Fossem os mais velhos a apreciar o artesanato ou os mais novos a espalharem sorrisos e a divertirem-se com os carrosséis. A fila para as farturas também registou uma forte afluência. Foram várias horas consecutivas de pessoas a deslocarem-se às roulottes deste doce típico de uma festa desta índole. Talvez o paladar se tenha aguçado com o cheirinho ou pelo aspeto apetitoso das farturas que saltavam à vista a qualquer um que por ali passasse.
Aliás, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, assim nos confirmou ao afirmar que as farturas “hoje em dia constituem uma atração muito grande na Romaria”.
Há quem venha pelos espetáculos, não fossem os momentos musicais também um motivo para vir à festa. “À semelhança do ano passado, por exemplo, o artista Tiago Silva move gente, bem como as Marchas. São dias também muito bons”, constatou o autarca.
Ao percorrer as várias bancas, cada uma com a sua arte, foi sentido o ambiente típico da Romaria, que se mantém vivo nas milhares de pessoas que passaram por ali no primeiro fim de semana e que recordaram os tempos antigos e trocaram conversas. “As pessoas gostam sempre de vir e colher um bocadinho desse espírito”, disse Francisco Rodeiro.
Ao recinto vão famílias inteiras. “Avós, filhos e netos”, como diz o presidente da Junta dos Olivais, ao apontar que os mais novos se deliciam com a zona infantil, enquanto os mais velhos desfrutam da esplanada, comem a tão esperada fartura e perdem-se com a arte do saber fazer dos artesãos espalhados pelas várias barraquinhas.
O bom tempo também contribuiu para o sucesso do certame. Sol e céu limpo, não se podia pedir melhores condições meteorológicas para aqueles dias. Espera-se que este fim de semana se mantenha, tanto as boas temperaturas como a afluência de pessoas que, segundo as palavras de Francisco Rodeiro, “foi formidável”.
“Que venham outros tantos no próximo fim de semana para que se mantenha a ‘chama’ da Romaria”, desejou o autarca.
No primeiro dia, a 13 de maio, a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, foi convidada a “cortar” a fita deste que é um dos eventos cheio de histórias e dos mais tradicionais da cidade.
A Romaria do Espírito Santo decorre até 13 de junho e está aberta de segunda a quinta-feira e no domingo entre as 14h00 e as 22h00, bem como na sexta-feira e sábado entre as 14h00 e as 24h00. A animação está assegurada nas noites de sexta-feira, sábado e domingo com a atuação de grupos da freguesia, exceto na noite de 27 de maio que vai contar com a atuação de Tiago Silva, finalista do programa “The Voice Portugal”, assim como a 3 de junho, com o 14.º Encontro Ibérico de Cultura e Tradição do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal do HUC.
Do programa consta ainda o desfile e atuação das Marchas Populares na noite de 10 de junho. Ao contrário das anteriores edições, em que a iniciativa decorria no Largo dos Olivais, os grupos este ano irão atuar ao longo da Rua Flávio Rodrigues (artéria junto à Romaria e que nesse período estará cortada ao trânsito automóvel).
Ao conversar com “O Despertar”, o presidente da Junta dos Olivais, Francisco Rodeiro, demonstrou a intenção de nas próximas edições proporcionar “mais conforto às pessoas”, bem como atrair “cada vez mais faixas etárias”.