16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Gatos são a principal atração do Pet and Tea da Rua Direita

20 de Setembro 2024

O Pet and Tea, também conhecido por Café dos Gatos, situa-se na Baixa de Coimbra, na Rua Direita.

O projeto nasceu há oito anos, pelas mãos de Mariana Pereira, proprietária do espaço, e é inspirado num conceito asiático, mais usado no Japão, no qual a principal atração do lugar são cães ou gatos. Normalmente, as pessoas podem conviver com os animais e os clientes podem levar consigo os seus animais domésticos.

No início, o Pet and Tea era conhecido pelos cães que acolhia. No entanto, no período da pandemia, Mariana Pereira optou por passar à adoção de gatos, por serem mais independentes e requererem menos contacto humano, visto que na altura era impensável haver diversas visitas ao mesmo tempo e era necessária desinfeção imediatamente após as mesmas. A partir desse momento, passaram a existir apenas gatos no estabelecimento.

O espaço conta com dois funcionários, Anderson Vaz e Filipe Jesus, que dividem tarefas entre si. Além do convívio com os animais, o café oferece petiscos aos animais de companhia que os clientes levam consigo e, apesar de não serem servidas refeições como almoço ou jantar, são preparados brunchs, lanches e sobremesas, como crepes, panquecas e brownies. Todos os pratos são receitas da autoria de Mariana Pereira.

A loja funciona de segunda a sábado, incluindo feriados, salvo exceções, entre as 12h00 e as 19h00.

Movimento no espaço varia consoante as circunstâncias

De acordo com Anderson Vaz, o negócio nem sempre corre da mesma forma, variando consoante os períodos de aulas.

“O movimento diminui quando os estudantes vão de férias para as suas cidades” e “aumenta quando são adotados novos animais”, dado o facto de a informação ser partilhada nas redes sociais e, consequentemente, vista por muita gente, que se desloca ao espaço para conhecer os novos membros “da família”, afirmou.

O comerciante, que é também um apaixonado por gatos, trabalha no espaço há cerca de dois anos e explicou que o facto de o café estar localizado na Rua Direita não favorece o negócio, uma vez que a rua não tem a melhor fama e que, por isso, muita gente apresenta resistência em por lá passar. Ainda assim, o funcionário garante que tem sido feita muita propaganda positiva.

A maioria dos clientes do Pet and Tea são portugueses mas, segundo Anderson Vaz, nos últimos tempos, muitos têm sido os amantes de gatos (cat lovers) de outros países que visitam o espaço e que vêm a Coimbra de propósito para ver cada um dos animais, aproveitando para tomar um café ou comer qualquer coisa.

A situação do café tem vindo a melhorar, tendo em conta que “depois da pandemia, as vendas tiveram uma grande quebra”, explicou Anderson Vaz. Ainda assim, há um maior obstáculo ao negócio do Pet and Tea, as obras na Baixa e na Rua Direita, mais concretamente.

Obras prejudicam comércio na Rua Direita mas ainda há esperança

Anderson Vaz afirmou que, apesar de as intervenções na cidade serem um passo “importante para a melhoria do local”, as dificuldades vão manter-se no decorrer das mesmas, cuja execução deverá demorar “ mais um ou dois anos”.

Ao lado do Pet and Tea foi instalada uma grua, que obrigou a proprietária a reduzir o espaço da esplanada.  “Passámos de sete para duas mesas”, rematou o funcionário da loja.

O vendedor contou que tem havido conversas com outros comerciantes com negócios estabelecidos na Rua Direita, que partilham da mesma opinião no que às obras diz respeito.

Mesmo que a execução das obras seja um entrave ao bom funcionamento dos negócios na Baixa, Anderson Vaz continua a “ter esperança que as coisas melhorem” após a sua conclusão. “Afinal, sabemos que, depois de as obras terminarem, a rua paralela a esta vai ter mais movimento de pessoas e carros, passando a ser mais atrativa”.

Ação da APBC na Baixa

Quem tem negócios na Baixa citadina conhece, certamente, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que intervém e dinamiza diversas atividades para atrair população à Baixa, desenvolvendo o comércio local tradicional.

Na opinião de Anderson Vaz, “a APBC tem sido muito presente e cria muitos eventos”. O funcionário do Pet and Tea tece elogios a Aurélia Vidal, membro da associação que apoia a Baixa da cidade, dizendo que “tem promovido muitos encontros entre os comerciantes”.

O comerciante elogia também os funcionários e proprietários dos restantes estabelecimentos localizados na Rua Direita, esclarecendo que sempre se sentiu “muito bem recebido”.

Anderson Vaz considera que naquela rua “não existe sentimento de competição”.

Ajudamo-nos uns aos outros e, para mim, isso é um fator muito positivo para o desenvolvimento da região”, garantiu, sem qualquer hesitação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM