A gastronomia tradicional vai atrair todos os paladares para a XIX Feira Gastronómica que decorre a partir de amanhã e prolonga-se até domingo, no Largo Marcelino Ivo de Vasconcelos, em Brasfemes. Leitão assado, serrabulho, chanfana, arroz-doce e leite creme são algumas das iguarias que vão poder ser degustadas já este fim de semana.
“Este evento pretende dinamizar a atividade das nossas coletividades, em que cada uma vai ter a sua tasquinha para angariar receitas para as despesas e para as iniciativas realizadas ao longo do ano, bem como divulgar e promover a gastronomia da freguesia”, revela o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes, João Paulo Marques.
O certame arranca amanhã com a arruada do grupo de Gaiteiros “Só -Prá-Qui”, seguindo-se a abertura das nove tasquinhas das associações da freguesia. Além de boa comida, os visitantes vão poder desfrutar de um conjunto de atividades culturais e desportivas. Entre elas, uma prova cega de vinhos, que conta com a participação de cerca de 30 produtores vinícolas, em que se vai eleger o néctar do ano. Jogos tradicionais, feira sem regras, um torneio de futebol, uma caminhada solidária “Rota das Orquídeas”, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, e as fogueiras “Adega Manias” são também iniciativas que vão decorrer ao longo do fim de semana.
Durante três dias, o certame vai ainda proporcionar diversos momentos musicais com a atuação do “Copo e Bucha”, do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Associação Cultural de Vilarinho e da banda Boheme.
Já nos dias 17, 18, 19 e 24 de junho vai ser ainda possível assistir, pelas 21h00, ao espetáculo “Proibido Esquecer “, do Teatro Amador de Brasfemes
“Vamos apostar no molde que tem sido realizado nos últimos anos e que se tem revelado um sucesso”, afirma João Paulo Marques, com a perspetiva de atingir o número de visitantes da última edição (2019), “que rondou as cinco mil pessoas”.