Perto de meia centena de situações de violência doméstica foram detetadas pelo Gabinete de Apoio à Vítima, no âmbito da Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, coordenado pela Dueceira e que abrange os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.
O balanço do primeiro ano de atividade foi feito na semana passada, na Lousã, numa sessão que contou com a participação de representantes das várias entidades que integram esta Rede. De acordo com os números divulgados, desde que foi criada, em setembro do ano passado, o Gabinete de Apoio à Vítima “já sinalizou e acompanhou 47 situações, sendo que só no decurso de 2021 já foi prestado acompanhamento a 36 vítimas, 33 mulheres e três homens, 23 dos quais são utentes com filhos/as menores a cargo e/ou mantêm coabitação com a pessoa agressora”.
Na sessão foram ainda apresentados os resultados da implementação e da intervenção do Gabinete, bem como o projeto complementar, entretanto aprovado, de Respostas de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, o qual vem agora criar uma nova valência. Foram também debatidas fórmulas para a consolidação e sustentabilidade desta estrutura.
O Gabinete de Apoio à Vítima está disponível através das linhas diretas 927 057 059 ou 927 057 333.