24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fucoli Somepal celebra 75 anos de olhos postos no futuro

30 de Julho 2021

A Fucoli Somepal – Fundição de Ferro, SA, comemorou ontem as suas . São 75 anos desta empresa familiar, que nasceu a 29 de julho de 1946 e que, decorridos todos estes anos, continua a crescer, combinando sempre tradição com inovação e modernidade.

Chegar aos 75 anos só pode ser um motivo de orgulho para todos quantos ajudaram a trilhar este percurso e que, com o seu trabalho, direta ou indiretamente, contribuíram para a consolidação e crescimento desta empresa que conta com duas unidades fabris, uma em Coselhas, Coimbra, e outra na Pampilhosa do Botão, no concelho da Mealhada.

Com uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos em ferro fundido para redes de água potável e água residual, gás, telecomunicações e combate a incêndios, a Fucoli orgulha-se de ser líder no mercado nacional, tendo também um “peso” forte a nível mundial, já que exporta para mais de 50 países.

Fábrica de Pampilhosa do Botão, no concelho da Mealhada

O Diretor-Geral das duas unidades fabris, Carlos Mimoso, congratula-se com a evolução que a Fucoli Somepal tem vindo a registar ao longo da sua história, tendo conquistado no seu extenso percurso uma posição de relevo no tecido empresarial não só da região mas também do país. “É uma empresa familiar, que tem hoje um estatuto importante tanto no mercado nacional como internacional devido à capacidade, empreendedorismo e visão estratégica do nosso presidente do Conselho de Administração, sr. Álvaro Mendes Pereira”, realça, enaltecendo a forma como “conseguiu transformar uma pequena empresa, uma micro empresa local, numa empresa hoje considerada, uma PME e uma empresa de excelência que opera à escala global”.

É essa estratégia iniciada pelo presidente do Conselho de Administração que tem vindo a ser assegurada também “pelas novas gerações” e que, como destaca Carlos Mimoso, “passa pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, de elevada qualidade e pelo controlo produtivo das duas fábricas”, fatores que fazem com que a Fucoli seja hoje “uma das poucas empresas que podem afirmar que o produto que faz é 100 por cento ‘made in Europe’ e, certamente, a única que pode afirmar um produto 100 por cento nacional”, já que “as multinacionais que competem nesta área têm todas fundições no Oriente”.

Atualmente, 50 por cento da produção destina-se à exportação. “Exportamos para mais de 50 países e em termos geográficos cobrimos praticamente o mundo todo”, realça. Segundo Carlos Mimoso, estes países com quem a empresa trabalha “valorizam muito as soluções de elevada performance, os produtos técnicos muito evoluídos, como aço e inox, borrachas especiais, borrachas alimentares e tintas alimentares”. São estas soluções e o facto de tudo o que é incorporado na produção ser “feito na Europa e a maior parte em Portugal” que fazem com que a empresa seja “muito competitiva” nestes mercados, realça.

Com 220 funcionários – cerca de 100 em Coimbra e os restantes na fábrica da Pampilhosa do Botão -, a estratégia da Fucoli assenta no desenvolvimento e investimento em produtos novos. “Este ano já investimos cerca de três milhões de euros só em equipamentos para a melhoria de capacidade produtiva e das condições de trabalho e, no último triénio, investimos quase um milhão de euros em desenvolvimento de novos produtos”, realça Carlos Mimoso, dando conta que, neste momento, a empresa tem “três produtos já patenteados” e “mais três patentes em curso”. Na sua visão, todo este desenvolvimento deve-se “a esses investimentos feitos nos últimos anos” e transforma-se em “cada vez mais confiança nos mercados e em mais encomendas”, fatores determinantes para o sucesso desta empresa que completou ontem 75 anos.

Celebrações restritas mas repletas de simbolismo

Restritas à família e funcionários, devido à pandemia, as comemorações ficam marcadas pela inauguração de um quadro, na sede de Coimbra, que se inspira na vida e obra do presidente do Conselho de Administração, Álvaro Pereira

Os 75 anos da Fucoli Somepal foram celebrados de forma mais reservada. Devido ao atual contexto de pandemia, que obriga a cuidados especiais, a gerência decidiu que todos os eventos “não seriam abertos a convidados nem ao público”, sendo “restritos à família e funcionários”.

Ficam, contudo, perpetuadas nas instalações, tendo sido inaugurado um quadro, da autoria do pintor Pedro Amaral, que se inspira na vida e obra do presidente do Conselho de Administração, Álvaro Pereira.

Este quadro, feito a pedido do presidente e da família, vai permanecer exposto na sede da Fucoli, em Coimbra. “É uma inspiração para as gerações vindouras que vierem trabalhar connosco”, realça Carlos Mimoso.

Nestes 75 anos da Fucoli, Álvaro Pereira quis fazer também uma homenagem à filha, Ana Cristina Mendes Pereira, falecida recentemente, tendo mandado fazer, em sua memória, dois jardins e dois memoriais, um em cada uma das fábricas.

Os funcionários quiseram assinalar também este importante aniversário e fizeram uma peça, de surpresa, onde evocam os 75 anos da Fucoli Somepal.

Foram, portanto, celebrações contidas mas repletas de significado, que procuraram evocar a longa e honrosa história que a empresa tem vindo a construir ao longo destas sete décadas e meia, enaltecendo os valores que marcam este percurso, onde a família sempre teve um papel determinante.

Peça feita, como surpresa, pelos funcionários, onde evocam os 75 anos da Fucoli Somepal


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM