Várias freguesias de Coimbra têm estado a distribuir, por estes dias, centenas de cabazes de Natal pelos agregados familiares que se deparam com maiores dificuldades, procurando assegurar, desta forma, que possam ter uma quadra festiva mais recheada, aconchegante e feliz.
Todos os cabazes procuraram reunir bens essenciais, não perecíveis, mas também os produtos característicos da época natalícia, como o bacalhau, o bolo rei, o azeite, algumas iguarias doces e alguns artigos mais direcionados aos mais novos, no caso das famílias com crianças e jovens.
A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais preparou 170 cabazes. À semelhança dos anos anteriores, este trabalho foi articulado com as várias instituições que integram a Comissão Social de Freguesia e que também entregam cabazes, de forma a evitar repetições. De acordo com o presidente da Junta, Francisco Rodeiro, no total foram entregues mais de 600 cabazes de Natal na área da freguesia.
A Freguesia de S. João do Campo também apoia as famílias que se encontram em situações de maior necessidade com cerca de 40 cabazes de Natal. O presidente, Dinis Pereira, explica que embora não seja “uma solução para os problemas sociais e económicos”, os cabazes de Natal são “uma forma de atenuar algumas das dificuldades dos mais desprotegidos”.
A UF Antuzede e Vil de Matos preparou este ano 95 cabazes, cerca de mais 10 do que no ano passado. Segundo o presidente, Diamantino Jorge, este apoio chega a “fregueses que precisam desta ajuda” e que estão sinalizados.
A União das Freguesias (UF) de Coimbra preparou 450 cabazes de Natal (cerca de 50 a mais do que em 2020) para apoiar as pessoas da freguesia, agradecendo a todos os que ajudaram a Junta a tornar “estes cabazes mais ricos”. O presidente, João Francisco Campos, já esperava que este número subisse e, na altura das inscrições, assegurou que a preocupação da Junta era “responder a todos os pedidos, porque quem normalmente pede este apoio é porque realmente necessita”.
A UF de Eiras e S. Paulo de Frades preparou 170 cabazes de Natal. O presidente, Luís Correia, explica que este apoio chega não só às famílias que se inscreveram mas também a algumas que foram sinalizadas pela Comissão Social de Freguesia.
A UF de Santa Clara e Castelo Viegas entregou 250 cabazes de Natal às famílias da freguesia e, para além dos bens que os compunham, distribuiu também vários doces (como bolachas e chocolates) oferecidos à Junta através da lei do mecenato. O presidente, José Simão, explica que a UF tinha “meia tonelada” destes produtos para oferecer e, para que pudessem chegar a todos, o Executivo pôs “um camião à porta da Junta para que as pessoas pudessem levar o que queriam”.
A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades entregou 300 cabazes de Natal. Esta ação solidária decorreu no sábado de manhã, nas sedes das duas Juntas de Freguesia. Tal como previa o presidente, Jorge Veloso, o número de cabazes entregue este ano subiu, refletindo o agudizar das dificuldades que muitas famílias estão a viver.