15 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesias de Coimbra distribuem cabazes de Natal por quem mais precisa

18 de Dezembro 2020

Várias Juntas e Uniões de Freguesia de Coimbra vão distribuir cabazes de Natal pela população mais carenciada nesta quadra natalícia. A par com todos os apoios que asseguram ao longo do ano, fazendo da área social uma das suas maiores preocupações, procuram levar algum conforto e assegurar uma mesa mais recheada nesta época.

A Freguesia de Santo António dos Olivais, a União de Freguesias (UF) de Antuzede e Vil de Matos, a UF de Coimbra, a UF de Santa Clara e Castelo Viegas e a UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades são algumas das Juntas que distribuem cabazes de Natal às famílias que se deparam com maiores dificuldades, procurando garantir um Natal mais aconchegante e recheado a muitas centenas de famílias do concelho.

Freguesia dos Olivais

A área social sempre foi “uma das maiores preocupações” da Freguesia de Santo António dos Olivais. Neste ano difícil, em que a pandemia fez aumentar substancialmente o número de pedidos de ajuda, o executivo continua a trabalhar em articulação com todas as instituições para chegar a quem precisa.

De acordo com o presidente, a Junta, só por si, vai entregar cerca de 280 cabazes na terça feira. “As pessoas estão todas sinalizadas, bem como as suas fragilidades. Os nossos serviços vão entregar muitos dos cabazes em casa, até porque pretendemos evitar também aglomerações na Junta”, frisa.

Para além dos cabazes entregues pela Junta, também as instituições da freguesia vão fazer as suas doações. Segundo Francisco Andrade, no total vão ser entregues na freguesia “cerca de 800 cabazes de Natal”. Trata-se, como realça, de uma espécie de “cartão de boas festas” para quem vive com mais dificuldades, num trabalho solidário que complementa todas as restantes ajudas asseguradas ao longo do ano.

UF Antuzede e Vil de Matos

A UF de Antuzede e Vil de Matos vai entregar cerca de 80 cabazes. De acordo com o presidente, Diamantino Jorge, é “um pouco mais do que nos últimos anos”. Para além dos agregados que se inscreveram, o executivo “vai também ao encontro de alguns que sabe que vivem com maiores dificuldades” e que não se inscreveram, de forma a tornar o Natal mais aconchegante a todos os que vivem com menos.

Os cabazes começaram a ser entregues ontem. Em muitos casos, é a própria equipa da Junta que os vai entregar a casa, para apoiar as pessoas mais idosas ou com maiores dificuldades de mobilidade. Os cabazes privilegiam os bens alimentares essenciais, reforçados com alguma “guloseima” típica do Natal. “É uma época que tem um peso emocional muito grande e queremos torná-la mais reconfortante, apoiando as famílias que se viram numa situação de desemprego, que estão longe dos filhos ou que têm rendimentos ou reformas muito baixas”, realça o autarca.

UF de Coimbra

A UF de Coimbra está a entregar, desde terça feira, 400 cabazes de Natal às pessoas e famílias que se deparam com maiores dificuldades. Decorre presencialmente no Pavilhão da Palmeira, para evitar aglomerações, mas cerca de metade dos cabazes são entregues em casa.

Este ano são entregues mais cerca de 100 cabazes do que em 2019, de forma a responder, como explica o presidente João Francisco Campos, “ao grande aumento do número de pedidos que foi surgindo ao longo deste ano”.

Os cabazes integram grande variedade de bens alimentares, alguns deles mais associados à quadra. Há também um “miminho” para as famílias com crianças. João Francisco Campos frisa que a UF contou com a doação de bens de várias empresas para a composição destes cabazes, agradecendo a todas pela ajuda. Recorda, ainda, que a UF e a Comissão Social entregaram “centenas de cabazes de alimentos ao longo do ano”, trabalhando em articulação com as várias instituições para “responder aos muitos problemas sociais que existem nesta área”.

UF Santa Clara e Castelo Viegas

A UF de Santa Clara e Castelo Viegas vai entregar 250 cabazes de Natal na próxima semana, de segunda a quarta feira. De acordo com o presidente, José Simão, “90 por cento das entregas vão ser feitas ao domicílio”. Para além dos bens essenciais, cada cabaz contém também alguns produtos alusivos ao Natal e CD’s dos artistas da freguesia, numa forma de apoiar os artistas locais.

“O número de cabazes é o mesmo de anos anteriores mas como os pedidos de ajuda têm aumentado são feitas entregas mais regularmente. Há pouco tempo entregámos 200 cabazes de frescos”, refere José Simão, dando também conta das muitas outras respostas que a Junta dá nesta área social sobretudo às famílias mas também a algumas instituições. Realça, ainda, que muitos dos produtos que serão entregues foram doados à Junta por empresas.

UF S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades

A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades vai entregar amanhã, a partir das 8h00, 300 cabazes de Natal às famílias que vivem com maiores dificuldades. De acordo com o presidente, Jorge Veloso, são mais 25 do que em 2019, fruto do aumento de pedidos de ajuda. “Muitas pessoas perderam o emprego, outras estão em fay-off, tinham compromissos e agora não os conseguem pagar”, explica, acrescentando que, “cada vez aparecem mais famílias”. Serão, também, entregues cinco cabazes a estudantes mais vulneráveis e que não tenham possibilidades de ir a casa no Natal, em articulação com o Gabinete de Ação Social da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Os cabazes são bastante completos, integrando vários bens essenciais e também alguns produtos alusivos à quadra. Jorge Veloso adianta, ainda, que a Electroclima doou 50 cabazes, que fizeram parte da entrega de ontem das Vicentinas.

Electroclima entregou 155 cabazes

A Electroclima – Electricidade e Climatização entregou, no sábado, 155 cabazes de Natal para famílias carenciadas da Freguesia de Basfemes e das Uniões de Freguesia de Eiras e S. Paulo de Frades, S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e Trouxemil e Torres de Vilela. Contemplou, ainda, a Comunidade Juvenil Francisco de Assis e a Fábrica da Igreja da Figueira do Lorvão.

A empresa procurou ajudar, assim, quem se depara com maiores dificuldades este ano, tendo contado nesta ação com os apoios das suas empresas parceiras Mitsubishi Electric, Midea, e Daikin. Os cabazes integraram vários bens, como leite, azeite, bolachas, açúcar, massa, arroz, salsichas, atum, batatas, entre outros produtos, incluindo artigos de higiene.

CoimbraShopping apoia 46 famílias da Freguesia dos Olivais

O CoimbraShopping também se associa a esta onda solidária habitual da quadra natalícia e, no âmbito da campanha “Alimentar o Espírito de Natal”, vai apoiar 46 famílias da Freguesia de Santo António dos Olivais com cabazes de bens alimentares. Com esta ação, pretende “proporcionar uma ceia de Natal mais feliz e condigna a estas famílias”, que estão identificadas pela Entreajuda, entidade parceira da Rede de Emergência Alimentar.

“Queremos que as pessoas da nossa comunidade se sintam acarinhadas e que celebrem a noite mais mágica do ano com uma mesa mais composta. Os cabazes serão entregues às famílias até dia 24 de dezembro, através dos parceiros da Rede de Emergência Alimentar”, explica Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM