29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesia dos Olivais celebra 165 anos com muita vida

22 de Novembro 2019

A Freguesia de Santo António dos Olivais chega aos 165 anos com muita vida e dinamismo. As comemorações do aniversário, que se celebra na segunda feira (25 de novembro), começaram no sábado com a inauguração da mega exposição de legos e vão prolongar-se até janeiro, altura em que se realizará a sessão solene e uma grande gala sénior.

Santo António dos Olivais, uma das maiores freguesias do país, está em festa. As comemorações dos 165 anos estendem-se até 25 de janeiro, procurando assinalar, como explica o presidente, Francisco Andrade, “duas datas consideradas fundamentais na sua vida e na sua história”. Assim, celebra agora em novembro o aniversário e em janeiro, nos dias 24 e 25, o momento da criação da paróquia.

“Escolhemos estas duas datas que são muito importantes e pretendemos aproveitar estas celebrações para enaltecer a história e mostrar todo o dinamismo da Freguesia que, ao contrário do que acontece habitualmente quando se fica mais velho, está cada vez com mais maturidade, mais dinâmica, mais capacidade de resposta para os problemas que surgem e com muita vida”, sublinha o autarca, manifestando o desejo de envolver não só a população da Freguesia mas também da cidade nestas celebrações.

Para já, está a decorrer o “Coimbra Fan Event – For Lego Loves”, uma mega exposição de legos que apresenta, até domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, um verdadeiro mundo mágico feito com legos, onde se encontram criações fantásticas e muitos milhões de peças para divertir crianças e adultos. Promovida pela Junta e associação Alfalug, decorre das 10h00 às 22h00 (domingo encerra às 18h00) e conta com atrações para toda a família, como uma árvore de Natal gigante, uma vila Natal, mega cidades, fantásticos cenários, dioramas, esculturas, comboios e monumentos típicos da cidade, do país e do mundo, tudo feito com legos. A tudo isto junta-se, ainda, uma “play zone” onde as crianças têm à sua disposição mais de 130.000 peças para fazerem as suas próprias criações, uma zona com insufláveis, animação permanente no recinto e o espaço de cafetaria onde podem beber um café, comer um petisco e relaxar entre as múltiplas atividades.

Segundo Francisco Andrade, a exposição está a ser um sucesso, esperando que repita nestes últimos dias a enchente registada no primeiro fim de semana. “A exposição está extraordinária, muito criativa e com muitas atrações”, sublinhou.

A exposição marca, portanto, a abertura das comemorações dos 165 anos da Freguesia. Depois desta realização, irão suceder-se outras, como o Mercadinho de Natal na Praça Heróis do Ultramar, numa organização conjunta com a União de Freguesias de Coimbra e que, por isso, o executivo não inclui no programa do aniversário. O culminar das celebrações está marcado para 24 e 25 de janeiro. No primeiro dia vai realizar-se a sessão solene e institucional no Mosteiro de Celas e no dia 25 o auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) acolhe mais uma grande gala dos seniores, um evento que se estreou com enorme sucesso em fevereiro último, atraindo centenas de pessoas a este espaço. A gala vai contar com a participação dos seniores que integram as várias atividades promovidas pela Junta, numa verdadeira mostra de talentos que promete voltar a encher o auditório dos HUC.

Freguesia a crescer em vida e dinamismo

Os ateliês de pintura são uma das atividades que atrai muitos seniores da Freguesia

Para Francisco Andrade, completar mais um aniversário é sempre “um momento de celebração e de festa”. Congratula-se por ver “a Freguesia a crescer, não em tamanho mas na sua capacidade de resposta”, e lembra que o executivo tem procurado ir ao encontro das necessidades da população, em todas as áreas, proporcionando-lhe as condições que lhes garantam qualidade de vida. Com uma equipa de 24 funcionários, destaca todo o trabalho que é feito diariamente nas ruas, nas áreas da segurança e limpeza, entre outras, mas também todas as restantes respostas que assegura, destacando o importante trabalho que desenvolve a nível social, no acompanhamento às famílias que se deparam com maiores dificuldades.

Para além do trabalho desenvolvido pela Comissão Social de Freguesia e também no Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia, Francisco Andrade enaltece as atividades que a Junta disponibiliza à população sénior, onde envolve já “mais de 400 pessoas” nas mais variadas atividades, como ateliês de pintura e artes decorativas, onde muitos “artistas se têm revelado”, e também yoga, chi kung, hidroginástica, teatro, alfabetização de adultos, rendas e bordados, entre outras iniciativas muito procuradas. Destaque ainda para o coro misto, para os grupos de marchas e para as sessões de saúde abertas a toda a comunidade.

Estas várias atividades são um estímulo para que as pessoas saiam de casa, convivam e se divirtam, apostando assim num envelhecimento saudável e fazendo de Santo António dos Olivais “uma Freguesia com vida”.

A qualidade de vida da população continua a ser uma das grandes prioridades do executivo. Francisco Andrade sublinha que esta é uma “Freguesia com vida e pujante, sempre a crescer nas respostas que assegura não só às cerca de 60.000 pessoas que aqui vivem mas também às outras tantas que “aqui entram diariamente, seja para trabalhar, estudar, ir aos hospitais ou às grandes superfícies ou que, simplesmente, aqui se movimentam”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM