2 de Dezembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

166 anos: Área social continua a ser a prioridade da Freguesia dos Olivais

20 de Novembro 2020

A Freguesia de Santo António dos Olivais celebra, na quarta feira (25 de novembro), 166 anos, uma data que vai ser assinalada este ano de forma meramente simbólica, tendo em conta os constrangimentos que a pandemia da Covid-19 impõe.

Perante os temos difíceis que se vivem, Francisco Andrade explica que as celebrações ficam para segundo plano, sendo a data apenas lembrada com um presépio de Natal feito pelos alunos e que vai embelezar o Largo dos Olivais. “Estamos a viver um momento de grande preocupação e todas as nossas atenções estão focadas, essencialmente, na área social”, realça o presidente da Junta, uma área a que deu sempre especial atenção nos seus mandatos mas que, nos dias de hoje, exige ainda mais de toda a equipa.

A par com o apoio que dá todo o ano a quem precisa, a Junta de Freguesia está agora a preparar os cabazes de Natal. Tal como tem sucedido nos últimos anos, está a trabalhar de forma articulada com as várias entidades que integram a Comissão Social de Freguesia de forma a evitar que haja repetições nas doações e permitindo que esta ajuda possa chegar ao maior número possível de agregados familiares.

Francisco Andrade lembra que as famílias estão sinalizadas pela equipa mas têm surgido outras, vítimas desta crise que a pandemia está a gerar. Há, portanto, como sublinha, que acautelar todas estas situações e, nesse sentido, lança um apelo à comunidade – particulares e empresas – para que, caso possam, ajudem a rechear os cabazes, através da doação de bens não perecíveis como arroz, massa/esparguete, leguminosas, atum, salsichas e ou refeições pré-preparadas (enlatadas), açúcar, farinha, bolachas, azeite, óleo, leite e cereais. O bolo rei e bacalhau são os últimos produtos a juntar ao cabaz.

A Junta realça que “não há inscrições”, uma vez que “as famílias que recebem o cabaz são acompanhadas ao longo do ano pelas instituições pois quem necessita de apoio alimentar não é apenas no Natal”. Explica, ainda, que “famílias monoparentais, idosos, famílias numerosas com crianças menores são sempre uma prioridade”, bem como desempregados e famílias com poucos recursos.

Quem puder fazer os seus donativos, deve entregá-los entre 30 de novembro e 15 de dezembro, na sede da Junta (9h30 às 12h00 ou das 14h00 às 17h00) junto da assistente social. “Se todos contribuirmos, por pouco que seja, já é seguramente uma importante ajuda e terá um significado incomensurável para quem recebe o apoio”, assegura a equipa.

Para além dos cabazes, a Junta tem procurado responder a todos os pedidos de ajuda que têm surgido nesta área social, não só a nível de bens alimentares mas também roupas, equipamentos para a casa e outras necessidades que apareçam. Neste momento é preciso roupa de homem, como calças de ganga, camisolas, casacos, t-shirts, camisas e calçado.

Presépio no Largo dos Olivais

Os 166 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais vão ser assinalados com um presépio que está já a ser instalado no palco do Largo Padre Estrela Ferraz e que está a ser construído pelos alunos das turmas de artes da Escola do Vale das Flores.

Neste momento estão a ser feitos todos os cenários e a data da inauguração deste grande presépio deverá ser anunciada em breve.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM