27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesia de São Silvestre: Praceta das Laranjeiras ganha nova vida

28 de Agosto 2020

A Praceta das Laranjeiras, na Freguesia de São Silvestre, está a ser alvo de vários melhoramentos que vão deixar aquele espaço mais seguro e com mais vida.

A intervenção inclui um novo muro de suporte, a requalificação de passeios, a colocação de um novo pavimento na praceta e a estabilização do espaço público. De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, a obra, que representa um investimento de cerca de 45 mil euros, pretende “resolver o problema do deslocamento/rotação e fissuração do muro de suporte e consequente assentamento dos pavimentos da praceta, garantindo, assim, a segurança de pessoas e bens”.

A autarquia explica que o muro, com seis metros de altura, apresenta já há algum tempo “um comportamento anómalo, com indícios de deslocamento/rotação e fissuração” que, caso não fosse resolvido, poderia “colocar em risco a segurança de pessoas e bens”. O muro e os pavimentos da praceta já foram alvo de intervenção e os serviços da Câmara têm vindo a monitorizar o seu comportamento, através de observações topográficas, constatando que o comportamento do muro de suporte e dos pavimentos se tem vindo a agravar.

“Poderia dizer-se que isto é uma obrita – diria alguém ‘poucochinho’ -, mas é uma obra importante”, sublinhou o presidente da Câmara, Manuel Machado, salientando que esta intervenção vai servir aquela comunidade.

Tendo em conta o aumento significativo das patologias do muro, construído em 1987, e de toda a área envolvente, a autarquia decidiu, assim, avançar com uma intervenção que pressupõe o reforço do muro de suporte e a estabilização do espaço público confinante com o mesmo. Os trabalhos incluem, ainda, a repavimentação da praceta, a reparação dos passeios e a pintura do muro e do gradeamento metálico.

Com um prazo de execução de 90 dias, a obra foi consignada a 19 de agosto, numa cerimónia que, para além do presidente e de outros representantes da Câmara de Coimbra, contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de São Silvestre, José Seiça, e dos representantes da empresa responsável pela intervenção, a Irmãos Lopes & Cardoso, Lda.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM