24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesia de Santo António dos Olivais oferece árvores ao ISEC

14 de Maio 2021

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais ofereceu, na terça feira, 15 árvores de fruto ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), que vêm enriquecer a horta e o campus daquele estabelecimento de ensino.

Para além da doação, o presidente e a secretária da Junta, respetivamente Francisco Andrade e Cristina Faustino, associaram-se à plantação das árvores, momento que contou também com a participação do presidente do ISEC, Mário Velindro; do vice-presidente, Nuno Cid; de um dos coordenadores do EcoCampus, Arménio Correia; e de alguns profissionais não docentes.

Estas 15 árvores de fruto juntaram-se às 18 já plantadas, contando agora o EcoCampus com um total de 33.

Arménio Correia agradeceu o apoio da Junta de Freguesia, um parceiro desde o primeiro momento em que surgiu a ideia de criar este EcoCampus num espaço que não estava aproveitado e que servia para despejo de restos de jardinagem e de lixo de vária espécie. Recorda que a Junta cedeu um trator e a sua equipa para proceder à limpeza do terreno, estando assim presente desde a fase embrionária deste projeto que arrancou em fevereiro.

Trata-se, como explicou, de uma iniciativa que conta com “o envolvimento de alunos, professores, profissionais não docentes e algumas entidades” exteriores ao Instituto, como sucede com a Junta dos Olivais, que integra o conselho EcoEscola e que sempre se mostrou disponível para colaborar.

O coordenador do EcoCampus explicou, ainda, que esta horta tem uma “componente pedagógica”, envolvendo quatro alunos de final de licenciatura.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais elogiou este projeto do ISEC, defendendo que deve existir sempre o cuidado de adaptar as árvores aos espaços que vão ocupar. Francisco Andrade considera que a criação deste EcoCampus “é uma ideia de muito valor”, sendo estes “pequenos gestos que se transformam em grandes” e que merecem sempre a colaboração da Junta.

“É com muito orgulho que digo que são 15 árvores de fruto, um número pouco significante mas com muito valor já que vem dar mais vida a um espaço que, ainda não há muito tempo, era uma lixeira”, realçou.

O EcoCampus ISEC continua assim a crescer, promovendo, no fundo, como realçou Mário Velindro, “o regresso ao campo dentro da cidade”, neste caso dentro da vasta área do ISEC.

As árvores de fruto foram plantadas num espaço onde existe também uma horta, onde podem ver-se já a crescer algumas couves galegas e onde foram também já semeadas abóboras, melões, melancias e meloas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM