Começa amanhã (7) na Freguesia de Santiago da Guarda, no Município de Ansião, o Forum Romano, um dos eventos culturais de referência do concelho, que vai decorrer até domingo (8), no qual é recriada a época em que o povo romano habitou na região.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ansião, Cristina Bernardino, explica que esta edição da iniciativa pretende “valorizar o património riquíssimo” deixado pelos romanos.
No certame não faltarão “comes e bebes”, com a presença das famosas “tabernas”, constituídas por quatro associações da região, que terão ao dispor do público “ementas do tempo dos romanos”, garantiu a vereadora.
Amanhã, o Forum, que se destina a públicos de todas as idades, será inaugurado com o seminário “O lazer no Portugal Romano”, ao qual se sucederão, ao longo do fim de semana, demonstrações gastronómicas, cortejos, espectáculos de dança e de teatro. Música também não vai faltar.
Do programa de atividades destacam-se ainda a V edição das “Romaníadas”, uma espécie de Jogos sem Fronteiras”.
A entrada no evento é gratuita, sendo apenas necessário o pagamento dos produtos consumidos nas “tabernas”, cujo lucro reverte a favor das colectividades participantes.
Nós queremos, sobretudo, dar a conhecer e eu tenho a sensação que o número de visitantes tem vindo a aumentar. A procura tem sido maior. A nossa pretensão é que [o evento] tenha outro peso ao nível da região. Temos tentado com que o programa seja cada vez mais atractivo para todos”, afirmou a autarca, reiterando que há esperança de o espaço receber mais visitantes do que na edição anterior.