16 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fogo de artifício uniu Coimbra na entrada em 2021

8 de Janeiro 2021

A noite da passagem de ano teve, este ano, um simbolismo diferente. Sem as festividades habituais, as deslocações entre concelhos proibidas e o apelo às famílias para que permanecessem em casa, esta foi, sem dúvida, uma noite de réveillon atípica. Mas, apesar de todos estes condicionalismos que não deixaram de entristecer quem está habituado a celebrar na rua a entrada num novo ano, Coimbra uniu-se quando os relógios chegaram à meia noite, com espetáculos de fogo de artifício a cruzarem os céus de todas as Freguesias e Uniões de Freguesia (UF) do concelho, criando um cenário original e belo que, neste ano triste e preocupante que findou, não deixou de trazer alegria e esperança às populações.

Mesmo sem saírem de casa, das suas janelas, terraços ou varandas, a população pôde apreciar este espetáculo. Em muitos casos, pôde mesmo apreciar vários espetáculos ao mesmo tempo, na sua Freguesia e nas vizinhas, com a luz e a explosão dos fogos a encheram o céu de som, cor e brilho.

Sem riscos e sem sair de casa, as pessoas viveram uma noite diferente, principalmente aquelas que, por hábito, celebram o ano em casa, não saindo para assistir às grandiosas festividades que se têm concentrado, nos últimos anos, na Baixa de Coimbra.

Com esta programação cancelada, o Município inovou e levou um pouco da festa a todo o concelho, uma medida que mereceu os aplausos da população que, nesta quadra tão especial, se sentiu assim mais envolvida, celebrando a chegada de 2021 juntamente com toda a cidade.

O grandioso espetáculo de fogo de artifício deixou, assim, de ter como cenário único o Rio Mondego e chegou às 18 Freguesias e UF do concelho. No total, foram 21 os pontos de lançamento em todo o concelho, portanto foram 21 espetáculos pirotécnicos que puderam ser apreciados, em simultâneo, a partir das 00h00 de 1 de janeiro, em todo o concelho. Em muitas das Freguesias, onde a localização permitia maior visibilidade da área circundante, a população teve o privilégio de assistir a vários ao mesmo tempo, com as luzes a brilharem por todo o lado.

Para além do fogo de artifício, a autarquia transmitiu também uma festa de fim de ano online, inteiramente digital, que contou com a participação de uma dúzia de bandas de Coimbra. Apresentada por Catarina Camacho e Herman José, a festa contou ainda com a atuação de cinco DJ’s, todos eles também de Coimbra, que trouxeram para esta noite vários estilos musicais, desde os anos 80, música de dança, house e ritmos latinos.

Nas suas redes sociais, o Município congratulou-se por, neste fimde ano diferente, Coimbra ter voltado a ser “uma lição”. O recolher obrigatório foi respeitado e à meia-noite do novo ano a Câmara Municipal proporcionou a todo o concelho um céu mais iluminado e carregado de renovada esperança”, pode ler-se na sua página facebook, onde manifesta também o desejo “que 2021 seja melhor para todos, com paz, prosperidade e saúde!”.

Na mesma página, encontra-se também a mensagem de bom ano do presidente da Câmara, Manuel Machado. “O ano de 2021 é um ano que estimula a todos a enfrentar contrariedades, vencer o medo e a recriar a esperança. O ano novo que agora começa é um grande desafio para nós, para as nossas famílias, para a humanidade. De Coimbra apelamos a todos que sintam alegria de viver, que se sintam encorajados a continuar a resistir porque vamos chegar mesmo àquele dia, neste novo ano novo, em que vamos todos conseguir dar aquele abraço que todos queremos dar o mais rapidamente possível”, diz o autarca, deixando ainda, até que esse dia chegue, um “apelo à compreensão, ao respeito, ao exercício da democracia como ato de cidadania sublime que neste ano novo também se vai concretizar”.

Recorde-se que a autarquia cancelou toda a programação de Natal, canalizando esta verba para apoiar as famílias que perderam rendimentos durante a pandemia da covid-19, através da atribuição de vales que podem ser utilizados exclusivamente no comércio local. A autarquia disponibiliza meio milhão de euros neste programa que vigora até 31 de janeiro, podendo ainda as famílias inscreverem-se. Toda a informação está disponível em http://natal2020.cm-coimbra.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM