9 de Fevereiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Filme rodado em Coimbra estreia nos cinemas portugueses em outubro

1 de Outubro 2023

O filme “A Bela América”, realizado por António Ferreira e protagonizado por São José Correia e Estêvão Antunes, estreia nos cinemas portugueses a 5 de outubro, anunciou a distribuidora NOS.

O filme, inteiramente rodado em Coimbra, conta a história de Lucas (Estêvão Antunes), um “humilde e talentoso cozinheiro”, e América (São José Correia), estrela de televisão candidata a presidente, cujas vidas se cruzam após um despejo que deixa o protagonista e a sua mãe sem casa, lê-se numa nota de imprensa.

“A Bela América” é uma “comédia dramática” que se cruza com uma história de amor, tendo como pano de fundo as desigualdades sociais e a ideia de meritocracia na sociedade contemporânea, acrescentou a empresa. O filme confronta o espetador com um dilema: “até que ponto está nas nossas mãos moldar a linha do destino que nos é traçada à nascença”.

O realizador António Ferreira explicou que a ideia original tem cerca de 20 anos e que era para ter sido o projeto que levaria a cabo depois de “Esquece tudo o que te disse”, a sua primeira longa-metragem, cujo argumento escreveu a meias com César dos Santos Silva, com quem volta a partilhar os créditos do guião.

“Decidimos recuperá-lo, mas com alterações brutais, e aproveitámos para amadurecer a ideia”, disse, sublinhando que a questão da “luta de classes persiste e, se calhar, até está mais evidente”.

Para o realizador, os filmes “são ferramentas de consciencialização”, considerando que “A Bela América” acaba por abordar “questões sérias, como a crise da habitação ou a desigualdade ou o populismo, procurando desmontar os mecanismos de sedução das políticas, a partir da personagem América”.

António Ferreira entende o seu novo filme como “uma comédia triste”, abordando “temas contemporâneos com ironia e humor”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM