O filme promocional do Turismo Centro de Portugal (TCP), “A Vida é Agora”, foi o grande vencedor da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu durante quatro dias em Viseu. Produzido pela Slideshow para o TCP, o filme venceu o Grande Prémio, destinado à melhor produção portuguesa em competição, e conquistou ainda mais dois primeiros lugares – nas categorias Responsabilidade Social e “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional. Venceu ainda o segundo lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional. No júri estiveram 31 especialistas de todo o mundo.
O filme “A Vida é Agora”, realizado por Simão Lopes e Tiago Cardoso, da Slideshow, foi apresentado a 31 de maio e partilha “uma mensagem de esperança e de renascimento”, após o mundo ter despertado em 2020 para uma realidade imposta pela pandemia de Covid-19.
Muitos outros filmes produzidos e filmados na região Centro foram igualmente premiados no certame, como “Fragas de São Simão”, da autarquia de Figueiró dos Vinhos, que além de vencer os People’s Choice Awards ganhou também o 2.º prémio na categoria Turismo Rural, na competição internacional, e o 1.º lugar em Ecoturismo, na competição nacional; de “Sound of Centro” e “Living it together”, ambos filmados em Torres Vedras, que conquistaram os dois primeiros lugares em “Destinos – Cidades”; ou da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que viu os seus filmes serem distinguidos nas categorias Campanha Publicitária, Turismo Cultural, Gastronomia e Turismo Desportivo. Também a autarquia de Viseu foi contemplada com prémios nas categorias MICE e Arte, Música e Cultura, assim como a autarquia da Figueira da Foz, em Turismo Cultural. Uma produção na Nazaré foi igualmente distinguida na categoria Hotéis & Resorts. Finalmente, o documentário “A Máscara de Cortiça”, rodado nas Aldeias do Xisto, venceu prémios em Etnografia e Sociedade e Melhor Documentário até 30 minutos.
“Sentimo-nos muito honrados com mais esta importante distinção, atribuída por um júri internacional, ao mais recente filme promocional do Centro de Portugal. Um filme que nasceu numa época particularmente difícil para todos e que pretende assinalar, de forma leve e despretensiosa, que há turismo para além da pandemia e que, depois de um período difícil, haverá tempo para a região, o país e o mundo renascer, com otimismo”, considera Pedro Machado. Para o presidente do TCP, “esta distinção comprova a resiliência e o carácter dos territórios desta região, que são de baixa densidade e afastados dos centros de decisão, os quais conseguem superar-se através de uma estrutura inovadora que os junta e que se traduz nesta oportunidade de se promoverem através de canais internacionais”.