O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” foi o grande vencedor do prémio do público no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, evento que vai decorrer de 22 a 25 de outubro, em Torres Vedras.
Esta é a primeira vez, na história deste festival, que o público tem oportunidade de votar nos melhores filmes e documentários de turismo na competição, através dos People’s Choice Awards. Dividida em três categorias, a votação decorreu no website do festival, entre 9 de setembro e 9 de outubro, e o filme do Turismo Centro de Portugal (TCP) conquistou 1.555 votos, vencendo a Competição Internacional. Na Competição Nacional, destaque para outro filme representativo da região, “A Vida ao Centro”, produzido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, que ficou também na primeira posição, com 1.272 votos.
O Centro de Portugal está assim “duplamente de parabéns”, congratula-se o TCP.
Na categoria documentários, o vencedor foi “O Mestre da Farinha”, produzido por Fartura – Comidas do Brasil.
Os vencedores vão ser galardoados com o prémio Escolha do Público/ People’s Choice Award na Gala de Prémios do Festival ART&TUR, marcada para dia 25, às 17h30, em Torres Vedras.
“É com grande satisfação que verificamos que o nosso filme promocional continua a somar conquistas em todos os festivais internacionais de filmes de turismo em que participa. Uma satisfação que desta vez é especial, uma vez que foi o público a eleger o filme da região como o melhor da competição, e que se alarga à conquista da categoria nacional para o filme das praias da Marinha Grande”, sublinha Pedro Machado. O presidente do TCP explica ainda que “este filme é um veículo promocional da região ímpar, que divulga o Centro de Portugal em todo o mundo”.
“Agradeço reconhecidamente a todos os que nele votaram, até ao último momento, numa mobilização entusiasmante que atesta o poder agregador da marca Centro de Portugal e do Are You Ready. Este prémio, é, mais do que nunca, de todos os que votaram e é com eles que partilhamos esta distinção”, acrescenta.
Recorde-se que este filme tem colecionado prémios e distinções em festivais de filmes de turismo em todo o mundo. O mais recente foi em Cannes, mas já recebeu galardões nos Estados Unidos, em Espanha, na Sérvia, na Letónia e na Bulgária.
Produzido pela Slideshow para o TCP, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador: o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. A mensagem é a de que, alterando-se o personagem principal, poderemos sempre criar novos roteiros, novos percursos, e redescobrir, de acordo com motivações próprias, novos Centros de Portugal.
De referir que o TCP é a entidade que estrutura e promove o turismo na região Centro do país, a “maior e mais diversificada área turística nacional”, abrangendo 100 municípios. A crescer tanto a nível da procura interna como externa, é, como sublinha o TCP, “a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias”.