30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Filarmónica União Taveirense vai receber Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra

28 de Junho 2019

A Filarmónica União Taveirense vai ser distinguida com a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra. Esta instituição, que está a celebrar 150 anos, vai ser homenageada no Dia da Cidade, 4 de julho, num reconhecimento da autarquia pelo seu importante percurso na música e na cultura.

Proposta pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, a atribuição desta medalha foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo, na segunda feira. “Considerando a relevância cultural da Filarmónica União Taveirense, o seu trabalho em prol da comunidade e do território envolvente, o seu contributo para a educação musical, o seu empenho na valorização e promoção da música, a sua colaboração ativa com o Município de Coimbra e os seus 150 anos de vida e atividade, tenho a honra de propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Filarmónica União Taveirense”, escreveu a vereadora na proposta apresentada.

Fundada a 21 de abril de 1869, na vila de Taveiro, pelo Padre João Pessoa Godinho e D. Duarte Mello (conde de Taveiro), a Filarmónica União Taveirense é uma das mais antigas do país, celebrando, em 2019, 150 anos de atividade contínua. Carina Gomes sublinha que, hoje, a “Banda dispõe de um potencial humano e artístico bastante rico, na sua maioria jovem e com grande formação e curriculum musical, que lhe permite apresentar trabalhos bem elaborados e exigentes em várias salas do país, como a Casa da Música, o Convento São Francisco e o Teatro da Trindade”.

Ao longo dos últimos anos a Filarmónica União Taveirense tem recebido vários prémios e distinções, como a Comenda de Ordem de Benemerência, pela Presidência da República em 1969; a Medalha de Mérito Cultural, pela Câmara de Coimbra em 1995; e a Declaração como Instituição de Utilidade Pública, em 1997.

Esta homenagem será um dos pontos altos das comemorações oficiais do Dia da Cidade, que irão decorrer na quinta feira, 4 de julho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM