13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Figueira da Foz nomeada para Município do Ano

31 de Outubro 2019

O Município da Figueira da Foz é um dos nomeados da sexta edição dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2019, na categoria da região Centro, com mais de 20 mil habitantes, com o projeto “Ecossistema de Empreendedorismo de Mar na Figueira da Foz”, através da plataforma UM-CIDADES, da Universidade do Minho.

Os vencedores deste concurso – que visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade – vão ser divulgados a 15 de novembro, durante uma cerimónia que decorre, a partir das 15h45, no Mosteiro de Arouca.

Estes prémios pretendem, ainda, “colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país”. De acordo com os dados divulgados, esta edição contou com 51 candidaturas, estando nomeados projetos de 37 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipal e para o grande prémio final.

O projeto apresentado pela Câmara da Figueira da Foz é uma iniciativa direcionada ao desenvolvimento do empreendedorismo do mar, numa parceria entre a autarquia, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, a Universidade de Coimbra e o MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MAREFOZ). Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica de empresas e as atividades da autarquia.

“Através das várias parcerias, foi possível criar uma estrutura de suporte específica com a instalação do Laboratório MAREFOZ, iniciar o trabalho da Incubadora do Mar e Indústria e criar um Espaço de Coworking. Desta forma, é prestado um apoio na constituição e desenvolvimento de startups e spinoffs, durante todo o processo de incubação, visando a maximização da taxa de sobrevivência das empresas, contribuindo para o reforço do tecido empresarial da região, bem como para a criação de riqueza e de emprego qualificado”, explica o Município.

Recorde-se que a Câmara da Figueira da Foz recebeu já o galardão de “Município do Ano – Região Centro” em 2017, com o projeto “Geoparticipa – Participação Pública na Revisão do PDM”, atribuído pela Universidade do Minho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM