27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Figueira da Foz ensina a fazer sal e a preservar arte da pesca

20 de Março 2020

O Município da Figueira da Foz tem em curso dois projetos, um de criação da Quinta do Sal, ligado à Ciência Viva, e outro de preservação das artes de pesca. O primeiro está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Coimbra e o laboratório Marefoz e, segundo explicou a vice-presidente da autarquia, na reunião do executivo de segunda feira, estará englobado no novo conceito nacional das Quintas de Ciência Viva, estando prevista a sua instalação no Núcleo Museológico do Sal, na margem sul do Mondego.

“Queremos transformar o Núcleo Museológico do Sal numa Quinta do Sal da Ciência Viva, virada para o saber fazer”, explicou, realçando que aquela infraestrutura cultural, anexa à salina camarária do Corredor da Cobra, “vai manter a parte museológica”, mas o projeto passa pela criação de novos equipamentos, “mais virado para as crianças”, com uma “parte pedagógica de ensinar a fazer o sal”, entre outras valências, incluindo científicas.

O segundo prende-se com o projeto de uma casa típica da povoação da Cova (o Abrigo do Pescador) e a embarcação Cova D’Oiro – ambas afetadas pela tempestade Leslie em 2018 – no âmbito de um projeto de preservação da memória e atividade das artes de pesca, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, numa parceria entre os municípios de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz. Ana Carvalho disse que, para além da reabilitação de edifícios, o projeto “tem muito de imaterial”, já que pretende recolher imagens e outra documentação das artes de pesca naqueles três concelhos litorais.

Quanto ao Abrigo dos Pescadores, o projeto poderá incluir, na casa, a venda de peixe retirado do mar pelas campanhas de artes de pesca do cerco ainda em atividade – são cinco na Figueira da Foz – e outras atividades como “aprender a fazer ou reparar redes”, acrescentou.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM