A XVIII edição do Festival do Leitão de Covões, em Cantanhede, está prestes a chegar e já tem tudo pronto para receber os amantes desta iguaria tão apreciada na gastronomia portuguesa. De 15 a 18 de agosto, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Gimnodesportivo de Covões que será o ponto de encontro para momentos de convívio, tradições, sabores e apreciação do melhor leitão da região.
Assim, o Festival do Leitão, organizado pela Prodesco – ADC, com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da União de Freguesias de Covões e Camarneira, abre as portas do recinto para jantares às 19h00 nos dias 16 e 17, e para almoços a partir das 12h00 nos dias 15 e 18. O almoço do dia 15 será abrilhantado pelo Rancho Rosas de Maio. No dia 16, onde apenas serão servidos jantares, a animação ficará a cargo da Flow Motion Dance Academy e do DJ cantor C Carvalho e do Rancho Folclórico 1º Maio, da Tocha. No dia 17 de Agosto, o jantar será servido a partir das 19h00, acompanhado pela actuação de Nuno Miguel Music Entertainer. Finalmente, no dia 18, o almoço de encerramento contará com a animação das Marchas da Fontinha e a música de Melissa.
Para além do rei da festa – o leitão – há outras iguarias, num cardápio bem recheado, que pode degustar, como a bôla, folhado, rissóis, cabidela, feijoada, entre outros, todas elas confecionadas com base de leitão. Este ano, o festival traz novas surpresas, incluindo a adição de pataniscas de leitão ao cardápio, servidas tanto como entrada quanto como prato principal, acompanhadas de arroz de cabidela e um menu infantil. Os preços mantêm-se em torno de 15/16 euros.
O evento contará com a colaboração diária de cerca de 40 pessoas e tem capacidade para aproximadamente 220 pessoas. Além disso, haverá insufláveis para entreter os mais novos, a presença de artesãos locais e uma demonstração diária de como cortar o leitão.
O Festival do Leitão é hoje mais do que um simples evento gastronómico, é uma celebração da identidade cultural e das tradições de Covões.