23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival do Cabrito regressa a 13 restaurantes da Lousã

18 de Abril 2019

Treze restaurantes da Lousã aderem ao XIV Festival Gastronómico do Cabrito, evento que começa na próxima quarta feira e se estende até 1 de maio. Burgo, Tó dos Frangos, A Viscondessa (Hotel Palácio da Lousã), Borges, Gato, Sabores da Aldeia, Villa Lausana, Ti Lena, Mimosa da Beira, Sabor D’ Art, Adega da Villa, Alto Padrão e Pancinhas são os estabelecimentos que, durante estes oito dias, vão promover as ementas de cabrito, um dos produtos mais emblemáticos e tradicionais da gastronomia local.

Tal como manda a tradição, à mesa vão estar desde os pratos mais tradicionais aos mais inovadoras, numa mostra de possibilidades que vai, com certeza, agradar aos comensais. Cabrito assado, no alguidar, grelhado, ensopado, à moda da serra ou à moda do chef são algumas das sugestões que os visitantes vão encontrar nestes 13 restaurantes aderentes. A acompanhar a refeição não faltará o vinho Foz de Arouce e, no final, nada como uma boa sobremesa, sendo, também nesta vertente, a oferta variada, como a tigelada, o pudim, doces de autor, bolos vários, mousses variadas e doçaria da Pastelaria São Silvestre. Para completar este momento gastronómico não pode faltar ainda a Licor Beirão e o Mel DOP da Serra da Lousã.

Promovida pela Câmara Municipal da Lousã, esta edição surge com uma novidade, já que vai ser sorteado um cartaz promocional com produtos do concelho por restaurante e vai ser realizado um sorteio final onde será oferecido um fim de semana num alojamento local.

A autarquia lembra que para quem visita a Lousã “as experiências únicas não se esgotam na gastronomia de alto nível”, deixando por isso o convite aos visitantes para que partam à descoberta deste território. Sugere, por exemplo, uma visita às cinco aldeias do xisto do concelho, ao Castelo da Lousã (com inauguração das obras de qualificação e acessibilização agendada para dia 27), às Ermidas e Piscinas Naturais da Senhora da Piedade e um passeio pelos percursos pedestres. Podem, ainda, aproveitar a oferta cultural e desportiva proposta pela autarquia, nesta altura também associada às comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.

O Festival Gastronómico do Cabrito insere-se na estratégia da autarquia de promoção do território, produtos endógenos e dinamização do comércio tradicional. Recorde-se que o calendário anual do Município contempla ainda a realização de mais dois eventos semelhantes, um dedicado à chanfana, que decorreu em março, e outro dedicado aos “Sabores de Outono”, previsto para outubro. Consciente da importância da gastronomia enquanto fator de atração e promoção turística dos territórios, a Câmara da Lousã tem apostado fortemente na dinamização deste património cultural e imaterial, através da promoção de produtos autênticos e genuínos, e contribuindo para o desenvolvimento económico da região.

Promovido pela autarquia, o Festival conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Associação Empresarial da Serra da Lousã, Quinta de Foz de Arouce, Lousãmel, Licor Beirão, Pastelaria São Silvestre e Delta Cafés.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM