Começaram ontem (25) as Festas do Bodo, em Pombal, para cinco dias de muita agitação. Até terça-feira (30), o evento promete ser uma verdadeira mostra de animação, desporto e cultura, sem esquecer a tradição, os momentos de celebração religiosa e o setor económico, onde se destaca a atividade do tecido empresarial do concelho, artesanato, instituições de solidariedade, coletividades desportivas e culturais.
“As Festas do Bodo são a principal montra de Pombal”, afirmou Pedro Pimpão dos Santos, presidente da Câmara Municipal, que reforçou que trata-se de uma festa “feita pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas”.
O Largo do Arnado é o palco para vários artistas nacionais e locais. Na noite de hoje (26), atua Fernando Daniel, após a participação da pombalense iolanda, vencedora do Festival da Canção RTP e representante de Portugal na Eurovisão. A noite prolonga-se com Wilson Honrado e DJ Bagunçada.
O espetáculo de amanhã (27), protagonizado por Matias Damásio, inicia-se com a sonoridade de Catraia, tendo o fado, a guitarra portuguesa, os tambores e as marchas populares como os ingredientes de todas as melodias. Seguir-se-ão os DJ’s Mello e Xandi.
No domingo (28), o palco fica a cargo de Profjam e dos DJ´s Angel & Mc Fubu e Villager, enquanto no dia seguinte, segunda-feira (29), atua Vando Barros antes do “cabeça de cartaz” Rui Veloso. O resto da noite será animada pelos DJ’s Kiss Kiss Bang Bang e Vito.
No último dia (30) das Festas do Bodo, dedicado à Diáspora, numa iniciativa de aproximação à comunidade emigrante, sobe ao palco Xico à Portuguesa, o popular artista Toy, os DJ’s Cazé e Lino F.
Já em pleno Jardim do Cardal decorre mais uma edição do ‘Bodo Antigo’, e onde se realiza, na noite de domingo (28), o tradicional Festival de Folclore, com a presença confirmada do Grupo Folclórico de Vila Verde (Braga), do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique (Santarém), Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros Arrimal (Porto de Mós), do Grupo de Biscarrosse (França) e do anfitrião, Rancho Típico de Pombal.