Condeixa vive, até quarta feira, as suas tradicionais festas em honra de Santa Cristina. Comércio, gastronomia e grandes espetáculos musicais são algumas das atrações do programa que, tal como manda a tradição, promove o reencontro festivo e o convívio da população.
As festas de Santa Cristina começaram ontem e vão prolongar-se até quarta feira com todas as suas atrações habituais. Julho é sinónimo de festa em Condeixa-a-Nova e são muitos os “filhos” da terra que, distribuídos pelos vários cantos do país e mesmo do mundo, regressam a casa nesta altura para desfrutar das merecidas férias e deste momento de celebração.
“Este é o momento de encontro das famílias de Condeixa. Sentimos que as pessoas veem as festas de Santa Cristina como um momento de reunião e que estão ansiosas para usufruir destes seis dias de festa”, realça Carlos Canais, vereador da Câmara de Condeixa-a-Nova responsável pela organização das festas.
Carlos Canais lembra que estas são consideradas as “maiores festas anuais realizadas em Condeixa”, mostrando o dinamismo concelhio e afirmando-se como ponto de reunião e convívio, uma “festa de todo o concelho e para todos os condeixenses” que procura valorizar tudo o que “o Condeixa tem de bom”.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, as festas de Santa Cristina voltam a mostrar, na Praça da República e na Praça do Município, o que há de melhor no concelho, num programa que privilegia a gastronomia, a música e o tecido empresarial, assumindo-se assim como uma montra do dinamismo da região.
A gastronomia continua a ser um dos setores mais importantes, ao promover as especialidades regionais mas, acima de tudo, ao mostrar a pujança das instituições e coletividades que dinamizam as tasquinhas. De acordo com Carlos Canais, estão no recinto oito tasquinhas com a gastronomia, asseguradas pelas coletividades. Há, ainda oito stands dedicados à doçaria, trazendo para o recinto não só os doces do concelho, como a famosa Escarpiada, mas também outros doces muito apreciados da região e do país. A tudo isto junta-se ainda um quiosque de café, alguns expositores de associações e várias empresas.
A par com a vasta oferta a nível expositivo, decorre também um atrativo cartaz musical que abriu ontem com Wet Bed Gang e The Singles. Hoje sobem ao palco os Resistência (22h30), a Banda Zona (24h00) e o Dj Rob Duartez (02h00). Amanhã atuam Fernando Daniel (22h30), Dexys (24h00) e Museness (02h00). No domingo a música está a cargo de Cuca Roseta e Sara Ribeiro; na segunda de Blaya e Easy Loop; e na terça de Rouxinol Faduncho e Sede Bandida, com as atuações a começaram às 22h30 e às 24h00.
Para além destes espetáculos há também música na zona das tasquinhas, a partir das 24h00. Hoje atua o grupo Low Kost, amanhã Ruizinho de Penacova, domingo Tó Miau e Sílvio, segunda Roda Viva
e terça novamente Ruizinho de Penacova.
Na quarta feira o destaque vai para as celebrações do Feriado Municipal, a partir das 09h30, e para as cerimónias religiosas em honra de Santa Cristina, a partir das 16h00.
Com entrada livre, as festas de Santa Cristina começam todos os dias às 19h30, altura em que o trânsito é cortado no centro da vila.