11 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de Montemor-o-Velho homenageiam riqueza e história do concelho

4 de Setembro 2020

As tradicionais festas de Montemor-o-Velho surgem, este ano, fruto da pandemia da Covid-19, muito mais contidas e com um formato inovador. Não esquecem, contudo, alguns dos eventos que fazem parte da história e da tradição do concelho, como a Feira do Ano e as celebrações do Dia do Município, homenageando assim a riqueza da região.

Setembro é, habitualmente, um dos meses mais aguardados no concelho de Montemor-o-Velho. É o mês da Feira do Ano e das Festas do Concelho, evento que tem registado grande crescimento nos últimos anos e que durante cerca de duas semanas anima toda aquela região do Baixo Mondego, transformando o Largo da Feira num palco de exposição, convívio e diversão.

O ano de 2020 fica marcado pela diferença. A pandemia da Covid-19 que a todos surpreendeu continua a obrigar a cuidados redobrados, levando ao cancelamento das grandes realizações, de forma a evitar aglomerados que possam contribuir para o aumento do contágio do vírus. Neste cenário, a autarquia de Montemor-o-Velho salvaguarda os necessários cuidados mas não deixa passar em branco as suas tradicionais festas, que unem habitualmente todo o concelho e dão a conhecer o que de mais tradicional e inovador há neste território. As celebrações contam com um programa restrito e mais contido, que assenta, acima de tudo, na comemoração do Feriado Municipal.

O programa começa amanhã, às 15h00, nos Paços do Concelho, com a sessão de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito aos alunos do concelho. Continua na segunda feira à noite, a partir das 22h00, no estacionamento do Centro Náutico, com o concerto de Diogo Piçarra, um espetáculo em modo “drive in” que promete ser “memorável”. Com entrada gratuita, este concerto vai ser acessível apenas a viaturas ligeiras, mediante inscrição prévia, tendo acesso prioritário os residentes do concelho.

Um dos pontos altos das celebrações está marcado para terça feira, 8 de setembro, com as comemorações do Feriado Municipal, que decorrem a partir das 10h00, na Praça da República. Começam com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional pelas filarmónicas concelhias, seguindo-se a Sessão Solene do Dia do Município. Este ano esta cerimónia é realizada ao ar livre e vai ser transmitida em direto nas redes sociais da autarquia. Para além das habituações intervenções, vai ficar também marcada pela entrega de medalhas de mérito municipal, como forma de distinção de várias individualidades e entidades do concelho. No total, vão ser entregues 17 medalhas de mérito municipal – 11 de mérito cultural, empresarial e autárquico e seis de dedicação, que distinguem os colaboradores da Câmara Municipal que tenham completado 25 ou mais anos de serviço.

De segunda a quarta feira decorre também a tradicional Feira do Ano, que integra as célebres Feiras das Cebolas e da Roupa Velha.

Feriado Municipal faz parte da “vivência comunitária”

O Município, presidido por Emílio Torrão, não esquece a importância e o valor histórico que o dia 8 de setembro, Feriado Municipal, tem para Montemor-o-Velho. Trata-se de “um momento incontornável da vivência comunitária que deve e merece ser assinalado”, sublinha a autarquia, dando conta que desenvolveu este ano, por força da pandemia, “um programa ajustado aos novos tempos, mas sempre com o firme propósito de homenagear e destacar as potencialidades e riquezas do concelho e da região”.

O Município vai seguir as recomendações e regras de segurança das autoridades de saúde locais e da Direção-Geral da Saúde e vai manter a secular Feira do Ano, num modelo que, de acordo com a autarquia, será semelhante à feira quinzenal, juntando também as tradicionais Feira das Cebolas e Feira da Roupa Velha.

Recorde-se que a Feira do Ano – Festas Concelhias de Montemor-o-Velho tem grande tradição neste Município. Decorre habitualmente no Largo da Feira, tendo como cenário o belo castelo, com as feiras do Ano, da Roupa Velha, das Cebolas, da Fruta e do Cavalo a animarem o recinto, juntando-se a muitas outras realizações que afirmam a economia local e promovem as tradições e a cultura desta região do Baixo Mondego. Apesar de muito mais modestas, as festas arrancam amanhã e mantêm essa filosofia de celebrar a identidade do povo e da região.

Feiras do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha

A Feira do Ano continua a ser uma referência nas Festas Concelhias de Montemor-o-Velho. Apesar dos condicionalismos, vai decorrer na próxima semana, de segunda a quarta feira, no Largo da Feira, juntando também as tradicionais Feiras das Cebolas e da Roupa Velha, num modelo que será semelhante à feira quinzenal.

Ajustados aos “novos tempos”, estes certames vão decorrer num formato adaptado ao cuidados exigidos pela pandemia, respeitando as medidas preventivas necessárias e seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde e da autoridades de saúde locais.

Com a realização destes certames, Montemor-o-Velho “honra a tradição”, mantendo vivas estas feiras que caracterizam, desde sempre, as festas do concelho.

“De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do concelho, a Feira Anual teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da vila. Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de julho de 1453, sendo a sua origem muito anterior a este tempo”, recorda o Município.

Os visitantes podem encontrar nestas feiras os mais variados produtos, desde cereais, legumes e outros alimentos, bem como roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas. A Feira das Cebolas é um marco também na região, atraindo comerciantes e compradores de várias zonas. A Feira da Roupa Velha, também conhecida como feira dos “farrapos”, comercializa roupas em segunda mão, sendo aberta tanto à população local como a pessoas de toda a região.

Autarquia premeia mérito escolar

As Festas de Montemor-o-Velho começam amanhã, às 15h00, nos Paços do Concelho, com a sessão de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito de 2020. Este reconhecimento, que premeia o trabalho desenvolvido pelos alunos do concelho, é habitualmente um dos momentos altos da cerimónia da sessão solene do Dia do Município. Este ano foi antecipado, de forma a não colocar em causa a segurança dos jovens, familiares e comunidade. Será, assim, uma sessão individualizada, onde o Município assegura o cumprimento das normas de distanciamento e a limitação do número de pessoas presentes.

No total, vão ser atribuídas 28 bolsas de excelência, que distinguem os alunos do concelho que tenham obtido média de cinco valores no ensino básico ou de 17,5 ou mais no ensino secundário e superior. A autarquia vai distinguir ainda um jovem com a bolsa de mérito por feitos em áreas paralelas à académica, como sejam a cultural, artística ou desportiva.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM