24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de Montemor-o-Velho celebram as suas gentes e tradições

3 de Setembro 2021

Montemor-o-Velho vai estar em festa de domingo a quarta feira. Apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, o Feriado Municipal não pode ser esquecido e vai celebrar o concelho, “as suas gentes, as suas potencialidades e valores”.

Promovido pela Câmara Municipal, o programa continua a reinventar-se, de forma a afirmar Montemor-o-Velho e a “assinalar a força criadora” que existe no concelho, bem como a “resiliência das suas gentes”, acautelando, como assegura o Município, todas as questões de segurança.

“De 5 a 8 de setembro, celebramos, juntos e em segurança, o orgulho de pertencer a um território vibrante e empreendedor”, realça a autarquia, reforçando que as festas se ajustam “à nova realidade”, reinventando-se neste “momento incontornável da vivência comunitária” mas continuando a aliar “tradição e tecnologia” num programa que, como sempre, desafia a “viver, sentir e celebrar” Montemor-o-Velho.

A Câmara frisa que “preparou um programa pensado para ser vivido presencialmente mas também através das redes sociais”, numa “viagem” pelo concelho mas que poderá chegar “aos quatro cantos do mundo”.

“Num formato híbrido, que combina momentos presenciais, seguindo as regras preventivas definidas, com uma plataforma digital, vamos celebrar o Dia do Município e continuar a valorizar o que é nosso”, refere, manifestando “um desejo imenso para voltar a receber as inesquecíveis Festas do Concelho e os milhares de visitantes em Montemor-o-Velho”, mas lembrando que, “por agora, impera a responsabilidade e a certeza de que, juntos, faremos o derradeiro esforço para conter e vencer a pandemia”.

Setembro é, tradicionalmente, um dos meses do ano mais aguardados neste concelho e este ano não será, portanto, exceção. Mesmo com limitações, este é um momento de festa para as gentes do Baixo Mondego, que continuarão sempre a celebrar a riqueza e a história desta região.

Programa “Domingão” promove Montemor-o-Velho

Apesar das limitações, as Festas de Montemor-o-Velho apostam na descentralização. Procuram chegar não só a todos os munícipes mas também a todo o país e a vários locais do mundo, através da emissão em direto, na tarde de domingo, do programa da SIC “Domingão”.

Entre as 14h45 e as 20h00, este programa vai trazer animação redobrada ao concelho. “Se as pessoas não podem vir à festa, vai a festa até às pessoas. O provérbio não é assim, mas em Montemor-o-Velho existe o firme propósito e a vontade de envolver as pessoas numa festa pensada para ser vivida por todos”, realça a autarquia.

A animação vai descentralizar-se e vai percorrer as várias freguesias do concelho, numa emissão que conta com a participação de Luciana Abreu e Emanuel, entre outras atrações.

“Seja à janela de sua casa, na rua ou na televisão, não deixe de acompanhar e ver o nosso concelho no pequeno écran. Diretamente de Montemor-o-Velho para o mundo”, convida a autarquia.

António Zambujo e Richie Campbell atuam no Centro Náutico

A nível cultural, o Centro Náutico vai ser o palco de excelência das Festas de Montemor-o-Velho. A título excecional – e a pensar na segurança de todos – os grandes concertos musicais vão decorrer no parque de estacionamento, área que, pela sua grande dimensão, permite evitar aglomerações e garantir o devido distanciamento físico tão importante no atual contexto de pandemia.

António Zambujo é o primeiro a subir ao palco, na terça feira, véspera do Feriado Municipal, a partir das 22h30. O cantor vai apresentar em Montemor-o-Velho o seu mais recente disco “Voz e Violão”. Antes deste concerto, há animação com o Dj Old Guy, a partir das 20h30. De referir que os bilhetes online para este concerto esgotaram rapidamente, tendo a autarquia disponibilizado mais 250 lugares adicionais, só podendo estes ser reservados presencialmente na Biblioteca Municipal Afonso Duarte nos dias úteis, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

Na quarta feira, Dia do Município (8 de setembro), atua Richie Campbell, que promete muitas emoções fortes e ritmadas. A noite abre, às 20h30, com a música do Dj David Silva.

De referir que ambos os concertos são ao ar livre, com lugares sentados e mediante reserva prévia do bilhete, apesar da entrada ser gratuita. É obrigatório uso e máscara, bem como o cumprimento das restantes normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde. À entrada no recinto, os participantes, com idade igual ou superior a 12 anos, devem apresentar certificado de vacinação completo há, pelo menos, 14 dias; ou certificado de teste negativo.

Feiras do Ano, Cebolas e Roupa Velha regressam ao Largo da Feira

As Feiras do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha, um dos eventos com maior tradição nas Festas do Concelho de Montemor-o-Velho, vão regressar ao Largo da Feira na terça e quarta feira. Este evento multisecular continua a atrair visitantes de toda a região, proporcionando-lhes uma grande diversidade de oferta.

Estes certames vão realizar-se num formato idêntico ao da Feira Quinzenal e, à semelhança do ano anterior, o plano de contingência visa garantir as recomendações e regras de segurança das autoridades de saúde locais e da Direção-Geral da Saúde.

“Mesmo em pandemia, vamos divulgar o comércio e promover a economia local. Queremos que os contactos em ambiente virtual se traduzam em oportunidades de negócios reais”, refere o Município.

As empresas, os serviços, as entidades, os artesãos e as associações terão, assim, “uma montra digital na Feira Virtual”, de forma a que, como explica a autarquia, os expositores que, todos os anos, divulgam e promovem as potencialidades económicas locais continuem “com o merecido destaque, este ano de uma forma digital”.

De referir, que a Feira do Ano, à qual se associa as feiras das Cebolas e da Roupa Velha, é um marco na história do concelho. De acordo com os registos existentes, a Feira do Ano teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da vila. Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor-o-Velho. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de julho de 1453, sendo contudo a sua origem muito anterior a este tempo.

Os visitantes podem encontrar habitualmente nestas feiras os mais variados produtos, como cereais, legumes e outros alimentos, roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas. A Feira das Cebolas é um marco também na região, atraindo comerciantes e compradores de várias zonas. A Feira da Roupa Velha, também conhecida como feira dos “farrapos”, comercializa roupas em segunda mão, sendo aberta tanto à população local como a pessoas de toda a região.

Reconhecimentos no Dia do Município

O Feriado Municipal de Montemor-o-Velho, que se comemora quarta feira (8 de setembro), vai ter novamente os Paços do Concelho como “pano de fundo”. A Praça da República volta a receber as comemorações solenes deste dia tão importante para o concelho. A cerimónia vai decorrer ao ar livre e terá transmissão em direto através das redes sociais do Município, de forma a garantir o cumprimento das regras de segurança e a prevenção da pandemia.

O programa do Dia do Município começa, às 10h00, com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pelas filarmónicas do concelho. Segue-se a sessão solene que, para além das habituais intervenções, ficará marcada pela distinção de várias individualidades e entidades concelhias, que receberão medalhas de mérito municipal.

O Município vai ainda reconhecer, como tem feito nos últimos anos, o trabalho desenvolvido pelos alunos do concelho, com a entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito, referentes ao ano letivo de 2019/2020.

Apoios para aquisição de fichas no 1.º Ciclo

De referir ainda que, nesta área da educação, a autarquia vai atribuir apoios para a aquisição de cadernos de atividades para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As faturas e comprovativos do IBAN devem ser entregues, até 15 de outubro, através da plataforma online SIGA EDUBOX.

À semelhança dos anos anteriores, têm direito a beneficiar do apoio à aquisição dos cadernos/fichas de atividades, os alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade que, cumulativamente, tenham residência e estudem numa escola do concelho, independentemente da condição socioeconómica do respetivo agregado familiar.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM