16 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de Montemor: Cerca de 200 expositores promovem diversidade da região

6 de Setembro 2019

A Mostra de Atividades é um dos grandes fatores de atratividade da Feira do Ano – Festas Concelhias de Montemor-o-Velho. Este certame conta com cerca de 200 expositores, das mais diversas áreas de atividade, promovendo assim as potencialidades económicas do concelho e da região e também a partilha de experiências.

Instituições, artesanato, comércio, indústria, serviços, agricultura, área automóvel, doçaria e tasquinhas com a gastronomia regional marcam presença na feira, distribuindo-se por vários setores. Assim, na área agrícola e industrial, para além de uma grande exposição de maquinaria agrícola, os visitantes vão encontrar os principais agentes do setor, desde empresários, agricultores, empresas transformadoras e, ainda, uma exposição de gado.

O Mundo Animal continua a ser um dos locais preferidos das famílias, encontrando-se aí equipamentos florestais e produtos agrícolas endógenos do concelho. Na “eira da pedra”, os visitantes podem descascar arroz, fazer arroz doce, participar no concurso que vai apurar o maior cabo de cebolas, a cebola mais pesada e a abóbora do ano, comprar no mercado hortícola e, no dia 15, ver uma animada exposição de cães.

A zona das tasquinhas é outro dos locais de eleição para os milhares de visitantes. Vão estar no recinto cinco tasquinhas, dinamizadas pelas coletividades locais, que vão proporcionar aos visitantes uma “viagem pela cultura gastronómica do concelho”, que privilegia os sabores do campo e do rio, valorizando os produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor-o-Velho.

Destaque ainda para a área destinada à doçaria, que conta com seis expositores, e onde podem ser degustados alguns dos deliciosos doces regionais, como o pastel de Tentúgal, as pinhas de Montemor, as queijadas de Pereira e o famoso arroz doce.

No recinto, que tem uma área total de 78.000 metros quadrados, vão estar ainda dois postos de café, 24 artesãos do concelho, três bares petisqueiras, três bares de bebidas, quatro bares temáticos e três espaços de comida rápida.

Feiras tradicionais continuam a seduzir o público

A estes expositores que dinamizam a Mostra de Atividades juntam-se ainda as feiras tradicionais, ícones desta festa, que contam com tantos anos de história, realizando-se sempre a 8 de setembro, Dia do Município.

De acordo com a autarquia, a feira do ano, da roupa velha e das cebolas “são a nota mais viva, o índice mais seguro do quotidiano de um povo”. De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do concelho, a Feira do Ano apresenta os mais variados produtos, desde cereais, legumes e outros alimentos, até roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas.

No mesmo dia realiza-se também a Feira das Cebolas, que ganhou já um estatuto próprio na região, proporcionando a venda de várias toneladas de cebolas. Destaque ainda para a Feira da Roupa Velha, ou dos farrapos, onde são vendidas, no mesmo dia, roupas em segunda mão, não só pela população local, mas também por pessoas de toda a região.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM