14 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas da Cidade e da Rainha Santa regressam hoje a Coimbra

1 de Julho 2022

As Festas da Cidade e da Rainha Santa estão de regresso a Coimbra já a partir de hoje e prologam-se até 10 de julho, prometendo 10 dias de muita animação. Vozes nacionais, como Aurea e Carolina Deslandes, e internacionais, como Mallu Magalhães, vão fazer-se ouvir, pelas 21h30, no palco do Jardim da Sereia, totalizando nove espetáculos musicais e diversos eventos culturais e religiosos.

Também no Convento de São Francisco, no Grande Auditório, terá lugar um momento musical com a ópera “Os Contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach, protagonizada pelo Conservatório de Música de Coimbra, cujo bilhete tem um custo de 10 euros.

Além do cartaz de espetáculos, o Município de Coimbra reforça este ano a aposta numa programação de forte cariz cultural, da qual se destaca a Feira do Livro, que decorre na Praça do Comércio a partir de hoje até 10 de julho. De acordo com a Câmara, o evento vai trazer “uma dinâmica muito própria ao coração da Baixa da cidade”, que será também palco, pela primeira vez, da sessão solene comemorativa do Dia da Cidade (4 de julho).

A festa vai contar ainda com três sessões de fogo de artifício que vão colorir o céu conimbricense, e com duas grandes procissões religiosas em honra da padroeira da cidade, Rainha Santa Isabel, que voltam a realizar-se este ano e atraem milhares de pessoas à cidade com a sua fé e devoção entre as duas margens do rio Mondego. Simultaneamente vai decorrer a Feira Popular, na Praça da Canção, assim como um conjunto de visitas guiadas, limitadas a 25 pessoas, com inscrições obrigatórias, através do contacto telefónico (239 702630).

No plano desportivo, o programa confirma a entrada de Coimbra na rota das grandes provas internacionais, ao receber o Campeonato do Mundo de Enduro e a Liga Ibérica de Kayak Polo.

Trata-se, assim, de um programa cultural e religioso com acesso gratuito e dirigido a todas as gerações. As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo que a Confraria da Rainha Santa Isabel é a entidade responsável pela vertente religiosa.

Coimbra vai escutar a SUITE 2020 em louvor à Rainha Santa Isabel

Os Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova vão acolher amanhã, pelas 18h00, a peça musical SUITE 20 em louvor à padroeira da cidade de Coimbra, Rainha Santa Isabel.

Nesta performance vão marcar presença as Bandas de Lares, de Santana e o Coro Litúrgico Rainha Santa Isabel, cujo concerto será dirigido pelos maestros das respetivas associações (Paulo Silva e Francisco M. Relva Pereira) e ainda pelo maestro espanhol Francisco J. Rosal Nadales, contando também com o labor do mencionado Coro e da sua maestrina Helena Rodrigues.

Além da participação das citadas bandas e do coral, a organização deste evento tem a chancela da Confraria da Rainha Santa Isabel, da sua Liga de Amigos, contando com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e das Juntas de Freguesia de Ferreira-a-Nova e de Vila Verde (Figueira da Foz).

“Estão preparadas várias e agradáveis surpresas, as quais ocorrerão no enorme espaço claustral, bastante fascinante e icónico, estando reunidos todos os motivos para que os vários caminhos se direcionem nesse dia para o citado mosteiro”, refere o maestro Francisco Relva Pereira.

Trata-se de um projeto coletivo de carácter caritativo, o qual foi escrito por quatro compositores. Makris Charalampos (Grécia), Ilio Volante (Itália), Francisco José R. Nadales (Espanha) e Francisco M. Relva Perira (Portugal), cuja receita da venda dessa partitura se destina a ajudar as associações ligadas à saúde e cultura de todo o mundo.

Horário das procissões

O momento alto das celebrações da festa da Rainha Santa são as procissões da Penitência e a Solene. A procissão da Penitência que decorre na quinta-feira, dia 7 de julho, está prevista chegar à Portagem pelas 22h30, onde vai ser saudada a imagem da Rainha Santa Isabel. No domingo, 10 de julho, a Procissão Solene chega ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova pelas 20h30 e termina com um breve discurso e a bênção com o Santo Lenho pelo Senhor Bispo.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM