Coimbra vai estar em festa de 01 a 11 de julho. A pandemia volta a condicionar as festividades mas não impede as celebrações que, tal como sucedeu já no ano passado, vão decorrer num formato inovador, ao ar livre, de forma a acautelar as condições de segurança e as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
A Câmara Municipal anunciou já alguns dos nomes que integram o cartaz musical, bem como os palcos da festa, tendo apostando em diversos estilos musicais para os dois primeiros fins de semana do mês, de forma a agradar a todos os gostos e idades. Realça que a programação é orientada “para apoiar a retoma progressiva da economia local, bem como dos artistas e trabalhadores da área cultural que muito tem sido afetada pela pandemia”. Assim, para além da aposta na retoma cultural, esta edição pretende “reanimar social e economicamente o concelho, em especial dos setores da hotelaria, restauração e comércio”.
Os espetáculos começam no dia 1 com a atuação da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato, no Jardim da Sereia. É também este belo espaço que vai receber Richie Campbell no dia 2, Linda Martini no dia 7 e a banda do Filme Variações no dia 8.
Para o Dia da Cidade, celebrado a 4 de julho, está reservado um concerto inédito que vai juntar, no grande auditório do Convento São Francisco, Tiago Bettencourt, um dos mais conceituados artistas nacionais, que vai atuar com a Orquestra Clássica do Centro (OCC) e o Cordis, dois dos mais emblemáticos projetos musicais de Coimbra.
Estes são os nomes já anunciados pela autarquia de Coimbra para as Festas da Cidade, adiantando que, tal como tem sido habitual, as iniciativas irão muito além dos concertos.
Apesar de gratuitos, o acesso a estes concertos implica o levantamento prévio de bilhetes através da Ticketline, por forma a cumprir com a lotação possível imposta pela legislação em vigor para o recinto dos espetáculos, que será devidamente delimitado, os lugares previamente identificados por cadeiras e respetivas marcações, cumprindo o devido distanciamento entre os espetadores.