13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira dos Pinhões vai juntar cerca de 80 expositores em Ansião

17 de Janeiro 2020

A centenária Feira dos Pinhões vai regressar a Ansião a 25 e 26 de janeiro. Cerca de 80 expositores deverão distribuir-se pela Praça do Município e ruas adjacentes, juntando no recinto cultura, tradição, exposições, artesanato, associativismo, gastronomia e muita animação.

O pinhão volta a ser o “rei” deste certame promovido pela Câmara Municipal de Ansião, que continua a apostar na promoção dos produtos endógenos da região e do dinamismo das suas gentes.

O programa conta, para além dos 80 stands dedicados aos produtos endógenos da sub-região de Sicó, com um programa cultural diversificado, que aposta no convívio e na confraternização.

Abre, no dia 25, durante a manhã, com uma arruada pelo grupo de gaiteiros Ca’gaita e com o espetáculo de marionetas tradicional português “Teatro Dom Roberto”, na Biblioteca Municipal. O início da tarde está reservado para a sessão inaugural, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estarão presentes figuras relevantes da política e da cultura do concelho, da região e do país. Durante a tarde, destaque ainda para a animação de rua com os Charanga Amigos da Rambóia e, na Praça do Município, um momento de folclore com o Rancho Infantil das Serras de Ansião e o Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada, ambos do concelho de Ansião. À noite, no Centro Cultural, é apresentada a peça de teatro “Era uma vez no futuro”, pelo Teatro Vitrine de Fafe. Este espetáculo abre as Jornadas Teatrais de 2020, uma iniciativa cultural da autarquia que, pelo terceiro ano consecutivo, todos os meses, no último sábado, oferece um espetáculo teatral à população e aos visitantes de Ansião.

No dia 26, domingo, durante a manhã, vai realizar-se uma caminhada, integrada nos 21.ºs Jogos Desportivos do Concelho de Ansião e organizada pela Associação Cultural e Social da Lagarteira “Os Amigos”. À tarde, vai ser transmitido em direto do recinto o programa da TVI “Somos Portugal” que, a par com a animação, vai promover alguns dos “ex-libris” do concelho, como o seu tecido associativo, que marcará presença num desfile em direto.

A centenária Feira dos Pinhões é um dos eventos de referência do concelho. A Câmara Municipal lembra que esta é “uma das tradições seculares das gentes ansianenses”, uma “marca muito forte na identidade de um povo e de uma terra ricos em saberes ancestrais e capazes de preservar os seus mais ricos usos e costumes, muitos deles ligados à mãe natureza e aos valiosos recursos que ela oferece”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM