17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Mel e do Campo promove produtos endógenos de Penacova

8 de Novembro 2019

Os produtos endógenos e tradicionais de Penacova “inspiram” mais uma Feira do Mel e do Campo, evento que decorre, de hoje a domingo, no Parque Verde António Marques. Gastronomia, produtos tradicionais, desporto e muita animação são algumas das principais atrações deste certame que promete atrair muitos visitantes ao concelho.

A Feira do Mel e do Campo volta a apostar num programa abrangente que, tendo como mote os produtos endógenos e tradicionais, aposta na promoção de todo o território, convidando a visitar o concelho e a desfrutar de tudo aquilo que tem para oferecer, nas suas múltiplas vertentes.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na semana passada na Câmara de Penacova, o vice-presidente João Azadinho destacou a presença de cerca de 30 expositores, aos quais se associam ainda, no recinto da tenda da feira, dois restaurantes e dois cafés-bares.

O mel e os produtos do campo vão merecer, como habitualmente, um papel de destaque nesta realização, bem como a gastronomia típica da região, onde sobressaem nesta época o sarrabulho, os míscaros e outras iguarias típicas que continuam a deliciar os visitantes, sem esquecer a doçaria conventual tão rica e apetecível desta região.

Salvaguardando a imprevisibilidade do tempo, a feira volta a decorrer numa tenda fechada, instalada no Parque Verde António Marques, onde se vai reunir toda a vasta oferta. João Azadinho assume que o modelo é “idêntico ao do ano anterior”, apesar do programa sempre renovado, destacando não só a promoção dos produtos da região mas também o espaço de debate, a aposta na promoção do turismo e do desporto, ações informativas e, ainda, muita animação musical.

A feira é inaugurada hoje, às 18h00, seguindo-se a atuação, às 21h00, do grupo Cantar Travanca do Mondego. Segue-se a animação pelo grupo FBI e Dj Oskar, a partir das 22h00.

Amanhã a feira reabre às 16h00 e durante a tarde, para além da vertente da exposição e venda, vai realizar-se, às 16h30, um debate sobre “A mítica EN2, uma estrada única na Europa – O projeto da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2”. Segue-se, às 17h15, uma conferência sobre “Turismo Militar – O pisar história nos caminhos da Batalha do Bussaco” e, às 18h00, a apresentação do projeto “Os Pé na Cova”, que une “duas paixões” – Penacova e Trilhos da Natureza.

Durante a tarde, a partir das 18h30, vai realizar-se ainda uma ação de sensibilização sobre “A problemática da vespa velutina”, uma “praga” que, como sublinhou João Azadinho, “muitos prejuízos” tem trazido ao concelho. Esta ação pretende, por isso, proporcionar “um espaço de discussão sobre esta problemática”, que tem motivado já outras medidas da autarquia que, recorde-se, criou em setembro uma equipa, no seio do Serviço Municipal de Proteção Civil, para intervir de forma célere e eficaz nesta área, tendo desmantelado já mais de 100 ninhos desde então. Na altura, a autarquia vai distribuir também alimentos para as abelhas pelos apicultores, de forma a “minimizar os prejuízos causados pela vespa velutina”.

À noite, a partir das 22h00, destaque para a animação musical, com as atuações de As Band, Matay e Dj Nuka.

O programa de domingo abre, às 9h00, com a prova “Penacova Trail do Centro”, que deve trazer ao concelho mais de 700 participantes (ver caixa). A feira abre às 11h00 e uma hora depois decorre a receção à Casa do Concelho de Penacova, sendo esperados na feira cerca de 50 pessoas vindas de Lisboa para participar nesta feira, mantendo assim viva uma tradição que conta já com muitos e muitos anos. À tarde a animação musical abre, às 15h00, com o Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa. Segue-se um espetáculo muito atrativo para os mais novos, com um mini-show com o famoso Ruca, e, a encerrar, atua Pauta Dourada.

Haverá, portanto, de tudo nesta Feira do Mel e do Campo de Penacova. O mel e os produtos do campo, como hortícolas, castanhas, enchidos, compotas, artesanato e outras iguarias vão estar dispersos por todo o recinto que tem acesso livre e gratuito, procurando continuar a afirmar-se como um espaço de encontro e celebração de Penacova.

Penacova Trail do Centro corre-se domingo

Mais de 700 atletas são esperados, domingo, no Penacova Trail do Centro, uma prova que conquista cada vez mais participantes e dá a conhecer as muitas potencialidades que este concelho tem para a prática do trail, modalidade que, aliás, continua a crescer no Município.

Integrada na Feira do Mel e do Campo, esta prova conta, para além da corrida, com uma caminhada solidária, cuja receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova. De acordo com Carlos Sá, da organização da prova, integra o circuito nacional de Ultratrail de 42 quilómetros e a Taça de Portugal de Trail, na prova dos 27quilómetros. A estas novidades junta-se outra já que, pela primeira vez, vai haver também uma opção para as crianças, o “Trail kids”. Quanto à caminhada tem um percurso de10 quilómetros e vai passar por alguns dos mais emblemáticos locais de Penacova. Carlos Sá espera que a caminhada possa “chegar aos 200 participantes” e lembra que tem um cariz solidário, revertendo os 10 euros da inscrição para os Bombeiros de Penacova.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM