16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Mel e da Castanha junta mais de 150 expositores na Lousã

15 de Novembro 2019

A Feira do Mel e da Castanha vai animar a Lousã de hoje a domingo (15 a 17 de novembro). Considerada a “melhor feira do país”, há 30 anos que aposta na promoção dos sabores e tradições da região, num programa abrangente que conta com mais de 150 expositores e muitas novidades.

De hoje a domingo, os sabores e produtos tradicionais vão espalhar-se pelo Parque Municipal de Exposições da Lousã. Bem conhecida na região e no país, a Feira do Mel e da Castanha completa este ano três décadas, uma história longa marcada pela qualidade e originalidade de um evento que foi pioneiro na altura, comercializando apenas mel certificado e apostando também na promoção dos produtos endógenos e tradicionais.

Promovida pela Câmara Municipal, a feira tem vindo, como sublinhou o presidente Luís Antunes, a crescer, tanto em visitantes como em expositores, apresentando a cada ano todas as atrações que o tornaram uma referência na região mas também alguma novidade, sendo de destacar, nesta edição, o lançamento da cerveja artesanal “Lausus”, criada em parceria com a cervejaria Praxis.

A feira conta com a presença de mais de 150 expositores. Destes, cerca de duas dezenas são apicultores com o mel certificado, 18 são vendedores de castanhas e outros frutos secos, 35 instituições e 60 artesãos. No recinto vão estar ainda cinco tasquinhas com a gastronomia regional, dinamizadas pelas associações do concelho, e 12 bancas com produtos gastronómicos de amplitude nacional, como enchidos, queijos, vinhos, licores, cervejas artesanais, entre outros. O crescimento da feira leva a autarquia a instalar três tendas no espaço contíguo ao Parque Municipal de Exposições, decorrendo assim o certame numa área com cerca de 5.000 metros quadrados cobertos.

A feira é inaugurada hoje, às 18h30, cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel. Após a visita ao recinto, segue-se a apresentação da cerveja “Lausus”, às 19h30. Há também animação itinerante com “Bootleg” e “Bino e Bina” e, no palco das tasquinhas, atuam os “Funil & Abelhinha”.

Amanhã, a par com a animação itinerante, destaque para o showcooking promovido pelo restaurante “Villa Lausana” (16h00), para um momento musical pela Academia de Música Classplash, em parceria com a Escola “Let´s Dance” e com a Academia de Motricidade “Hora Bolas” (17h00), para o workshop de cocktails com Licor Beirão, promovido pelo “Brand ambassador” João Pessoa (17h30), para a arruada pelo Grupo de Concertinistas da Lousã (18h30), para a atuação do Grupo Harmonia (20h30), para o espetáculo de “Stand up” com Hugo Sousa (21h30) e para a atuação do grupo lousanense “Doutor e os Aflitos” (22h45).

No domingo o programa abre com a habitual “Caminhada de São Martinho”, que decorre na Serra da Lousã. A concentração está marcada para as 8h30, junto ao Parque de Exposições. Na feira, destaque para o showcooking dinamizado pelo ator e modelo, Afonso Vilela (15h00), seguindo-se uma arruada pela Escola de Concertinistas da Lousã e a atuação do grupo “Arte & Dança” da ARCIL. A tarde termina com a realização do habitual magusto tradicional, oferecido à população pela Câmara Municipal.

Durante a apresentação do evento, Luís Antunes sublinhou que esta “é, claramente, a melhor feira do mel do país porque é ali apresentado o melhor mel do mundo”. Sublinhou também a importância deste evento para a Lousã, pelas suas “várias caraterísticas”, por ser uma feira “identitária da região” e porque “alia a tradição à promoção do território”, apostando na valorização dos produtos endógenos para promover toda a riqueza do território.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM