Cerca de 32.000 pessoas visitaram a 30.ª edição da Feira do Mel e da Castanha da Lousã, certame que decorreu, de sexta feira a domingo, no Parque Municipal de Exposições.
De acordo com a autarquia, promotora do evento, registaram-se “verdadeiras enchentes” nos três dias, tendo contribuído para esta grande afluência, para além da vertente da exposição, o programa diversificado, com demonstrações, espetáculos com artistas locais e nacionais, showcookings e muitos outros motivos de interesse, como o lançamento da nova cerveja “Lausus – Lousã”, produzida em parceria com a Praxis e que contém ervas aromáticas da empresa Planta do Xisto da Cerdeira.
A Feira do Mel e da Castanha contou com a participação de 164 expositores, de diferentes áreas, como apicultores, vendedores de castanhas, artesãos, instituições públicas e privadas, produtos gastronómicos de diversas regiões e tasquinhas dinamizadas por associações em representação das freguesias do concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, o sucesso da “30.ª edição deste evento veio reforçar a sua importância estratégica, assumindo-se, cada vez mais, como a melhor Feira do Mel e da Castanha do país e como um momento muito relevante de promoção do concelho e das suas potencialidades”. O autarca congratulou-se com “a afluência de milhares de visitantes vindos de todo o país” e salientou, ainda, a importância que esta feira tem para “o reforço da identidade concelhia”, bem como para a promoção do encontro e do convívio.
A Feira do Mel e da Castanha contou com o apoio da Cooperativa Lousãmel, Entidade Regional Turismo do Centro, ADXTUR, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Gazmondego, Central de Cervejas, Delta Cafés, ERSUC e Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia.