16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Mel adoça domingo vila do Espinhal

4 de Setembro 2020

A Feira do Mel volta a adoçar, já este domingo, a vila do Espinhal. Num ano tão difícil para todos, o certame, promovido pela Junta de Freguesia, surge com um modelo ligeiramente diferente, centrando-se acima de tudo no mel e nos produtos endógenos, não havendo lugar para o artesanato e para as habituais tasquinhas.

A pandemia Covid-19 leva os promotores a adaptarem-se às exigências da Direção Geral de Saúde (DGS), de forma a prevenir o risco de contágio. O presidente da Junta do Espinhal, Luís Dias, assegura que “está tudo a ser preparado para que tudo corra bem” e sublinha a importância de “manter viva esta tradição e este evento que tanto significado tem para a freguesia, concelho e região”. Lamenta, contudo, “a fraca produção de mel” registada este ano, uma quebra que, no seu entender, se fica a dever, acima de tudo, “ao tempo instável e à vespa asiática, uma praga que continua a provocar muitos estragos e prejuízos”.

A Junta, que organiza o certame juntamente com a Câmara de Penela e Associação de Apicultores Serramel, lamenta que a produção fique muito aquém do esperado, o que se irá refletir no número de expositores presentes. Luís Dias realça também que, estas dificuldades, “desmotivem e desiludam muitas famílias que ainda se dedicam à apicultura”, havendo muitas que “não vêm à feira porque não têm quantidade de mel suficiente”.

Apesar disso, a Feira do Mel não está em causa e conta já com 31 anos de história, sendo uma das mais antigas realizadas na região. Mesmo sem alguma da sua animação habitual, irá, com certeza, contribuir para a promoção do mel e dos produtos endógenos da região.

O programa abre hoje à noite, às 21h00, no Largo da Igreja, com a entrega de prémios de mérito escolar, que vão premiar 47 alunos. Amanhã, às 15h00, é inaugurada a VII Bienal do Humor Luís d’ Oliveira Guimarães, que conta com exposições nos Paços do Concelho de Penela (exposição do concurso caricaturas “António Arnaut”), na Junta de Freguesia do Espinhal (“Rir com a Saúde”) e na Casa da Família Oliveira Guimarães (“Artista Homenageado Miguel Salazar” e “1.º Concurso de Humor escolar LOG”).

Ainda amanhã, às 18h00, há animação no Jardim das Gerações, com a atuação de Ensemble da Academia de Música da Filarmónica do Espinhal. À noite, a partir das 21h30, destaque para o espetáculo cultural “Tomar-lhe o gosto”, no Largo da Feira.

A Feira do Mel propriamente dita começa no domingo, à 8h00. Uma arruada com gaiteiros (8h30), animação pela Filarmónica do Espinhal (9h30), receção às entidades oficiais (11h00) e animação cultural (16h00) enriquecem a vertente da exposição e venda desta feira que encerra por volta das 18h00.

Luís Dias deixa um convite para que as pessoas visitem a vila do Espinhal por estes dias mas apela também a todos para que respeitem as necessárias regras de segurança.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM