A cidade de Coimbra prepara-se para receber a terceira edição da Feira do Fumeiro, um evento que já se tornou uma referência gastronómica na região. A mostra acontece este fim de semana (15 e 16), no Aquartelamento de Santana, e é organizada pela União de Freguesias (UF) de Coimbra, que conta com o apoio do Exército Português e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
A Feira do Fumeiro reunirá 13 produtores vindos de diferentes regiões do país, incluindo Mirandela, Guarda, Sabugueiro, Valpaços e Vilarinho das Paranheiras. Além disso, contará com a participação dos Estremoz Sabores, do Alentejo, trazendo fumeiros de diversas partes do país. “É um evento que permite que as pessoas conheçam e apreciem as várias tradições de enchidos portugueses”, afirmou João Francisco Campos, durante a apresentação do evento.
O autarca destacou ainda o facto de o evento valorizar produtos tradicionais também locais. “Temos, à volta de Coimbra, desde o fumeiro de Quiaios, Penacova, Lousã, Arganil, Oliveira do Hospital e, obviamente, também da própria cidade de Coimbra. São produtos que representam a autenticidade da nossa gastronomia”.
Uma experiência para toda a família
Além da diversidade de fumeiros, a Feira do Fumeiro contará com outras atrações para toda a família. O evento terá animação cultural com a participação do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, de tunas da cidade e de outras entidades.
Para os mais pequenos, haverá muitas atrações que garantem muita diversão. Segundo João Francisco Campos “este é um evento para toda a família”, que contará com pula-pulas, insufláveis e piscina de bolas gratuitas para os mais pequenos.
Os visitantes também poderão degustar cervejas artesanais da Praxis, vinhos da Empória do Tuca e uma seleção de doces regionais, para complementar a experiência gastronómica. “Queremos que seja um evento para todos. Quem quiser pode vir apenas passear, mas acabará sempre por levar algo para casa”, brincou João Francisco Campos, recordando que, no ano passado, foram distribuídos cerca de 2.000 sacos de compras durante a feira.
O Tenente Coronel Cunha, do Exército Português, reforçou o caráter especial do evento. “O Exército português abre as portas para apoiar a comunidade, proporcionando um fim de semana diferente. Além de provar os enchidos e bebidas tradicionais, os visitantes poderão conhecer um monumento histórico de Coimbra, tornando a experiência ainda mais rica”, afirmou.
O evento tem entrada gratuita e acontecerá em local coberto, garantindo conforto aos visitantes, mesmo em caso de chuva. No sábado, a feira funcionará das 12h00 às 20h00, e no domingo, das 10h00 às 18h00.
PROGRAMA
DIA 15
15h00 – Associação Artística e Cultural
“Os Sempre na Paródia” de Coimbra
16h00 – Salatina Associação
17h00 – Grupo Folclórico de Coimbra
18h00 – Quantunna – Tuna Mista da FCTUC
19h00 – Sons de Casconha
DIA 16
14h00 – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra TFMUC
15h00 – Grupo Etnográfico Região Coimbra GERC
16h00 – Grupo Folclórico UC