A primeira Feira do Fumeiro de Coimbra animou o Aquartelamento Militar de Santana, local em que está sediado o Comando da Brigada de Intervenção, no passado fim-de-semana. A iniciativa trouxe à disponibilidade dos conimbricenses produtos de diversas regiões do país.
Uma das iguarias que estavam disponíveis, no “Fumeiro Regional de Mirandela”, era a alheira típica daquela localidade. Este foi, segundo Tiago Fernandes, representante deste stand, o alimento mais vendido, mas estavam à disposição dos clientes muitas outras opções, como o azeite de produção própria e folares, enchidos, presuntos, azeitonas, queijo e mel de outros produtores desta mesma região.
Também foi possível fazer uma visita aos sabores de Seia, através do stand “Queijos e Presuntos Zé da Céu”. À escolha do cliente estavam os queijos de ovelha amanteigado, curado, de cabra e de pimenta, todos de produção própria, como afirma José Mendes, responsável pelo expositor.
Oliveira do Hospital foi outra cidade representada. O “Encosta da Serra” produz todos os artigos que estavam à venda, iguarias que iam dos enchidos aos queijos. O chouriço tradicional e a morcela da beira foram os campeões de venda desta tenda.
No stand de Beatriz Serra, “Quinta do Zorro”, encontravam-se alimentos feitos por pequenos produtores de diversas regiões do país. Como exemplo há os enchidos de Vila Real, queijos de Gouveia, mel da Lousã e da Sertã e diversos outros produtos (chá, doces e broas).
Beatriz Serra, de Coimbra, mostrou-se esperançosa com esta iniciativa. “Esta é a primeira Feira, então é normal que as pessoas não conheçam e que não tenham grande aderência, mas as expectativas são boas”.
Os clientes puderam experimentar e levar para casa estas iguarias. José Marques e Raquel Ramon, ambos de Coimbra, aprovaram a experiência e saíram do local com diversas compras: queijo de cabra, enchidos (alheira e salpicão) e pão com chouriço. “Gostamos da iniciativa e esperamos que cresça para os próximos anos”, salienta José Marques.
Já Patrícia Fonseca, que também quis conhecer a Feira, achou o local “calmo” e defendeu a presença de mais expositores.
A Feira do Fumeiro foi organizada pela União de Freguesias de Coimbra com o apoio da Câmara Municipal. Além dos enchidos, estiveram em exposição e à venda outros produtos endógenos.