5 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Ano anima Montemor-o-Velho até domingo

7 de Setembro 2018

Montemor-o-Velho vive, até domingo (9 de setembro), a sua Feira do Ano – Festas Concelhias, programa que anima todo o concelho e que continua a mostrar a pujança desta região.

No Largo da Feira, em pleno centro da vila, encontram-se mais de 170 expositores, ligados às mais diversas atividades, que dão a conhecer o que de mais tradicional há no concelho, numa mostra viva e dinâmica que concilia tradição e modernidade.

A Feira do Ano abriu no sábado e prolonga-se por nove dias, com um programa diversificado que a reafirma, como sublinhou o presidente da Câmara, Emílio Torrão, como a “festa do povo e da família”, evento que continua a crescer e a inovar e que Montemor-o-Velho tem que aproveitar para “afirmar a sua economia, o seu artesanato, a sua cultura e as suas tradições”.

A Mostra de Atividades, a Feira Agrícola e Industrial, a Mostra Agrícola e Espaço Rural, as tasquinhas, a doçaria, o artesanato, um espaço dedicado à apicultura, o espaço infantil e a animação são algumas das atrações desta festa que reforça este ano as atrações para a juventude e que continua a dar um destaque especial às suas freguesias, envolvendo todas as suas “forças vivas” nas múltiplas realizações, das tasquinhas à animação musical.

Feiras tradicionais no Feriado Municipal

A toda esta diversidade juntam-se ainda as feiras tradicionais, que são já uma referência do Feriado Municipal, que se comemora amanhã, 8 de setembro.

Na Feira do Ano os visitantes vão encontrar os mais variados produtos, como cereais, legumes, roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas. Na Feira das Cebolas, uma referência em toda a região, vão comercializar-se várias toneladas de cebolas durante o dia, enquanto na Feira da Roupa Velha vão estar em destaque roupas em segunda mão, que vão ser comercializadas não só pela população local como também por pessoas de toda a região.

Estas feiras fazem já parte da identidade e da cultura do povo e continuam a enriquecer o programa.

Recorde-se que, a pensar na comodidade de todos aqueles que visitam Montemor-o-Velho neste período de festa, a organização disponibiliza cinco parques de estacionamento, com 2015 lugares, havendo também um parque para expositores, com 150 espaços; assegura instalações sanitárias para pessoas com mobilidade reduzida, assim como fraldário e espaço para amamentar. Os visitantes dispõem, ainda, de wi-fi gratuito.

Atividades e animação para todas as idades

Pensado para todo o tipo de públicos, a Feira do Ano – Festas Concelhias apresentam atividades e atrações para todas as idades, não esquecendo as crianças, com um espaço recheado de diversões que lhes é inteiramente dedicado.

O programa de hoje abre, às 14h00, no recinto da feira, com o seminário sobre o “Impacto da Vespa Velutina na produção de mel e no setor agrícola do Município de Montemor-o-Velho”. “Monitorização e Impactos da Vespa Velutina”, “Procedimento/Protocolos para a identificação/validação da Vespa Velutina Panorama na Região Centro e no País SOS Vespa”, “Impactos da espécie, na Apicultura e no Sector Primário”, “Controlo e Destruição”, “Ação/Intervenção na respetiva praga pela Associação Nativa” e “Meios de Combate à Vespa Velutina do Município de Montemor-o-Velho” são os temas que vão estar em debate durante a tarde, num programa que inclui também a a apresentação e demonstração do drone para a eliminação de ninhos de Vespa Velutina e uma prova de mel de produtores locais.

A feira abre às 19h00 e a animação do Palco das Freguesias vai estar a cargo da Freguesia de Pereira. Pelo palco principal vão passar Senhor Doutor (22h00) e Raquel Tavares (23h30), seguindo-se a atuação de Dj’s.

Homenagens no Feriado Municipal

Amanhã, Dia do Município de Montemor-o-Velho, o programa começa às 9h00, no Centro Equestre, com o Concurso de Modelos e Andamentos Raça Lusitana e Cruzado Português. O recinto da feira abre às 12h00 e a sessão solene do Feriado Municipal está marcada para as 15h00 e vai ficar marcada pelas distinções e homenagens. A autarquia vai atribuir a medalha de honra do Município ao canoísta Fernando Pimenta e a Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Vão ser entregues também 11 medalhas de mérito a diversas figuras e entidades do concelho, vai ser homenageada uma funcionária com 25 anos de serviço e vão ser atribuídas bolsas de estudo de excelência a 12 jovens do concelho.

Durante a tarde, destaque ainda para a Corrida de Toiros na Praça e para a animação no Palco das Freguesias, a cargo da Ereira e Carapinheira. À noite realiza-se, às 21h00, a Gala do Centro Equestre de Montemor-o-Velho e às 22h00 sobe ao palco principal Blaya. A noite segue com animação assegurada por Dj’s.

No domingo, a programação abre com o Passeio Equestre, às 9h00, seguindo-se atividades de ciência, no Castelo. A feira abre às 12h00 e durante a tarde há animação para pais e filhos. Destaque ainda para o espetáculo “O Mundo da Sara” e para a animação no Palco das Freguesias, assegurada pela União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca. As entradas são gratuitas.

Ciência invade Castelo no domingo

A Feira do Ano – Festas Concelhias de Montemor-o-Velho contam também com um momento dedicado à ciência. No domingo, a partir das 10h00, vai haver ciência, história e muitas surpresas no Castelo, numa parceria da Câmara e da Associação Diogo de Azambuja, através da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte.

Esta será, portanto, uma manhã muito divertida, com muitas experiências e curiosidades científicas.

A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita, até ao final do dia de hoje, 7 de setembro, através do email geral@cm-montemorvelho.pt, indicando no assunto “Castelo de Ciência 2018” e, na mensagem, o nome e a idade. A atividade é limitada a 30 participantes.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM