Randeson Lima
A quarta edição da Feira de Artesanato, organizada pela União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, realiza-se pela primeira vez este fim de semana (20 e 21), no Largo da Igreja de São Paulo de Frades. No domingo terá também lugar o quinto Encontro de Gaiteiros.
“É uma feira que decorria no Terreiro da Fonte, em Eiras, e este ano o executivo e a organização decidiram mudar a iniciativa para São Paulo de Frades, até porque temos uma comissão bastante dinâmica e, confiando nela, entendemos que poderíamos também ir dinamizando um pouco mais o restante da freguesia”, disse o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia.
Este ano, tanto a presidência como a organização esperam ter mais adesão que no ano anterior, pois “infelizmente não supriu todas as expetativas”. “Acredito que com a animação toda que vamos ter, com grupos convidados que vão estar no sábado a atuar, além dos gaiteiros no domingo, o evento vai ser um sucesso”, acrescentou o autarca.
Em relação à programação é possível destacar alguns pontos altos, como a presença de 40 expositores, entre os quais as associações e as comissões de pais das duas escolas envolventes de São Paulo de Frades e Eiras.
“A feira terá pontos de vendas com produtos biológicos, licores, costura criativa, artefatos como pirogravura de madeiras, cortiças, bijuterias, entre outros”, disse Suzete Gomes, responsável pela organização do evento.
Amanhã (20), o Largo da Igreja de São Paulo de Frades vai contar com animação durante todo o dia, das 11h30 às 00h00., seguindo-se um Dj que irá prolongar a festividade até às 02h00.
Já no domingo (21) realiza-se o Encontro dos Gaiteiros, que ocorrerá às 09h00, onde os 13 grupos participantes receberão o pequeno almoço e logo de seguida sairão para passear por toda a freguesia, com o propósito de animar e chamar todas as pessoas para a festa, servindo também como uma animação de rua. Mais tarde, neste dia, os grupos irão apresentar-se às 15h00 no palco do evento, sendo cada um responsável por tocar três músicas.
O evento, de entrada gratuita, contará ainda com um bar aberto durante todo o fim de semana, que servirá também almoços e jantares. “Esperamos que apareçam muitas pessoas”, realçou Rita Pereira, que faz parte da comissão de festas “Agora é que são elas”, reforçando assim a grande vontade de adesão a este evento que aguarda uma grande afluência.
PROGRAMA
Sábado, 20 de maio
10h30 – Abertura da Feira
11h30 – Workshop Cartonagem com Lídia Santos
14h30 – Workshop Macramé com Zulmira
16h00 – Fados com o grupo Fado Infinito
17h30 – Atuação dos Cavaquinhos Giroflé
18h30 – Mostra Etnográfica de Canto e Danças representativas da região
20h00 – Desfile de Moda (Loja da Su21)
21h30 – Atuação dos duos R Music e Duo Aliança
24h00 – DJ Toninho
Domingo, 21 de maio
09h00 – Abertura da Feira e receção aos grupos convidados
10h00 – Arruada pelas ruas da freguesia
13h00 – Almoço Convívio
15h00 – Atuação de palco
19h00 – Entrega de lembranças
21h00 – Encerramento da Feira