14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira das Cebolas regressa à Praça do Comércio

9 de Agosto 2019

A Feira das Cebolas vai animar a Praça do Comércio de 17 a 24 de agosto. Promovido pelo grupo folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, em parceria com a Câmara de Coimbra, este evento conta já com 34 anos e continua a atrair a população e, acima de tudo, os turistas.

De acordo com Rui Lopes, presidente da Direção do grupo, “cerca de 70 por cento dos visitantes são turistas” que ficam encantados não só com a criativa forma de apresentar as cebolas, mas também com o programa de animação popular e com os famosos petiscos que são servidos diariamente, ainda quentinhos, na tasquinha, onde não falta também o tradicional arroz doce e outras doces iguarias.

Este certame, que se inspira na antiga Feira de S. Bartolomeu, vai assegurar oito dias de grande animação, através de uma recriação que traz para a Baixa algumas das tradições do mundo rural. Para já, segundo Rui Lopes, está confirmada a presença de cinco vendedores de cebolas, número que o grupo espera que ainda cresça. O presidente assume que o envelhecimento da população se traduz num decréscimo na produção, havendo, por isso, “maior dificuldade” em juntar um grande número de vendedores nesta realização.

Em termos de afluência de público, a feira continua em alta, atraindo todos os anos muitos visitantes. Também as vendas continuam a ser boas, tendo sido vendidas no ano passado, segundo Rui Lopes, “uma média de 4.000 réstias de cebolas”.

A Feira das Cebolas é inaugurada no dia 17, às 22h00, e continua até ao sábado seguinte. Durante o dia, as criativas tranças de cebolas criam um cenário atrativo naquela praça, onde, a partir das 18h00, começa a funcionar a tasquinha, com a gastronomia e doçaria regional a seduzir os visitantes. Há também um programa de animação musical diário, que traz à Baixa grupos de vários pontos do país (sendo de destacar inclusive a participação de um grupo açoriano), ligados à etnografia, ao folclore, às concertinas, às cordas, às tunas e, ainda, ao fado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM