24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

FBB abre concurso para obras no Portugal dos Pequenitos

20 de Março 2020

A Fundação Bissaya Barreto (FBB) anunciou, na segunda feira, a abertura do concurso para a “Construção de Infraestruturas e Paisagismo do Parque de Portugal dos Pequenitos”, equipamento lúdico-pedagógico que foi inaugurado a 8 de junho de 1940, encantando miúdos e graúdos ao longo destas oito décadas de existência.

O anúncio de procedimento n.º 2950/2020 foi publicado em Diário da República na sexta feira, 13 de março, e estabelece que o concurso tem caráter limitado e implicação prévia qualificação dos concorrentes.

A empreitada do procedimento tem como base 661 mil euros e tem a duração prevista de 122 dias (portanto quatro meses), não sendo passível de renovação.

Desde a publicação em Diário da República, a entrega de candidaturas tem um prazo de 30 dias, seguindo-se um período de 44 dias para a qualificação de candidatos. No final, segundo a FBB, abre-se novo prazo, de 30 dias, para a apresentação de propostas. De acordo com os termos do concurso, a decisão da adjudicação é conhecida no final de junho.

O Portugal dos Pequenitos, parque temático que recebe todos os anos muitos milhares de visitantes, foi idealizado pelo médico Bissaya Barreto e projetado por Cassiano Branco. Trata-se de um espaço especialmente dedicado à criança e muito procurado pelas famílias, sendo único no país na sua especificidade, fazendo parte das memórias de muitas e muitas gerações que por ali passaram.

O parque assume-se, como explica a Fundação, como um “retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo”, sendo “um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações”. É, também, “uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos”, ao encontrarem-se aí representados, de forma reduzida, réplicas de casas tradicionais das várias regiões do país, bem como alguns dos principais monumentos de Coimbra e de Portugal. Não esquece também as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e os países de Língua Oficial Portuguesa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM