Os portugueses mostraram, uma vez mais, que são solidários com os mais desfavorecidos durante a campanha de Natal “Dê o troco a quem precisa”, que decorreu nas farmácias e que permitiu recolher 31.106,60 euros.
Os resultados desta ação foram divulgados pelo programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”, da Associação Dignitude, que tem como filosofia não deixar ninguém sem medicamentos devido a dificuldades económicas, permitindo que mais pessoas carenciadas e fragilizadas pela pandemia sejam ajudadas no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde.
Entre os dias 14 e 22 de dezembro, os portugueses foram convidados a doar o troco resultante das compras realizadas nas farmácias aderentes. Os donativos recolhidos estão a ser integralmente aplicados na “Emergência abem: covid-19”, lançada em março de 2020.
A iniciativa apoia já mais de 1.000 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.
“A generosidade dos portugueses foi, uma vez mais, demonstrada através da forte adesão a esta campanha solidária. Estamos verdadeiramente gratos pelo esforço conjunto que muito ajudará os mais vulneráveis devido à pandemia. O impacto do surto sanitário está a causar imensas dificuldades às famílias portuguesas e não podíamos ficar indiferentes a esta realidade. Criámos assim a ‘Emergência abem: covid-19’, de forma a minimizar as consequências da pandemia na vida destas pessoas e, com a ajuda de todos, continuaremos a fazer a diferença”, explica Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude.
Todos podem continuar a apoiar este projeto, através de transferência bancária (IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9) e via MBWAY (932 440 068). Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para o email geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo. Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Recorde-se que a Associação Dignitude nasceu a 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sediada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
O “abem: Rede Solidária do Medicamento” foi o primeiro programa que desenvolveu, um projeto inovador que tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento, permitindo que qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão abem:”, bastando apresentá-lo numa farmácia “abem:” para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100 por cento dedicado à comparticipação de medicamentos dentro do programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.
A Dignitude tem como associados promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.