8 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Farmácias recebem mais de 31 mil euros para apoiar quem precisa

22 de Janeiro 2021

Os portugueses mostraram, uma vez mais, que são solidários com os mais desfavorecidos durante a campanha de Natal “Dê o troco a quem precisa”, que decorreu nas farmácias e que permitiu recolher 31.106,60 euros.

Os resultados desta ação foram divulgados pelo programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”, da Associação Dignitude, que tem como filosofia não deixar ninguém sem medicamentos devido a dificuldades económicas, permitindo que mais pessoas carenciadas e fragilizadas pela pandemia sejam ajudadas no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde.

Entre os dias 14 e 22 de dezembro, os portugueses foram convidados a doar o troco resultante das compras realizadas nas farmácias aderentes. Os donativos recolhidos estão a ser integralmente aplicados na “Emergência abem: covid-19”, lançada em março de 2020.

A iniciativa apoia já mais de 1.000 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

“A generosidade dos portugueses foi, uma vez mais, demonstrada através da forte adesão a esta campanha solidária. Estamos verdadeiramente gratos pelo esforço conjunto que muito ajudará os mais vulneráveis devido à pandemia. O impacto do surto sanitário está a causar imensas dificuldades às famílias portuguesas e não podíamos ficar indiferentes a esta realidade. Criámos assim a ‘Emergência abem: covid-19’, de forma a minimizar as consequências da pandemia na vida destas pessoas e, com a ajuda de todos, continuaremos a fazer a diferença”, explica Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude.

Todos podem continuar a apoiar este projeto, através de transferência bancária (IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9) e via MBWAY (932 440 068). Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para o email geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo. Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Recorde-se que a Associação Dignitude nasceu a 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sediada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

O “abem: Rede Solidária do Medicamento” foi o primeiro programa que desenvolveu, um projeto inovador que tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento, permitindo que qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão abem:”, bastando apresentá-lo numa farmácia “abem:” para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100 por cento dedicado à comparticipação de medicamentos dentro do programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

A Dignitude tem como associados promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM